A cidade do Rio confirmou que receberá nesta quinta-feira 38.100 doses da vacina da Pfizer e 64.640 doses de CoronaVac. Segundo a Secretaria municipal de Saúde (SMS), a nova remessa é suficiente para a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 até esta sexta-feira, quando são vacinados meninos de 15 anos.
Apenas o imunizante da Pfizer será usado nesse público, já que ele é o único autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em menores de idade. Os lotes fazem parte de um carregamento de 265 mil doses que a Secretaria estadual de Saúde (SES) distribui a todos os municípios do estado até esta sexta-feira.
A campanha de aplicação da primeira dose, que nesta quinta-feira se destina a meninas de 15 anos, estava sob risco de ser interrompida novamente na sexta-feira. Isso porque o estoque do imunizante da Pfizer era suficiente apenas para até hoje, segundo previsão da prefeitura.
Nesta terça-feira, a Secretaria estadual de Saúde adiou a distribuição de lotes da Pfizer por orientação do Ministério da Saúde, que, devido aos “riscos das manifestações” de 7 de setembro, determinou a mudança de cronograma de entregas de vacinas em todo o Brasil, como noticiou a colunista Malu Gaspar. A distribuição recomeçou após o feriado. A SMS deve retirar a nova remessa na tarde desta quinta-feira.
Você viu?
Além da vacinação de adolescentes, o Rio também promove repescagem para gestantes, puérperas, lactantes e Pessoas com Deficiência (PcD) com 12 anos ou mais e pessoas com 25 anos ou mais, que podem se vacinar, preferencialmente, no período da tarde.
Nova remessa
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que realiza nesta quinta e sexta-feira a entrega de nova remessa de 265.480 doses de imunizantes contra Covid-19 aos 92 municípios do estado. Serão distribuídas 167.200 doses de Coronavac para as duas aplicações do esquema vacinal e 98.280 de Pfizer para primeira dose.
As doses das vacinas CoronaVac e Pfizer chegaram ao estado na noite desta quarta-feira. Já o diluente da Pfizer chegou na manhã desta quinta-feira.
A retirada dos insumos acontecerá na tarde de hoje. Os municípios do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá retiram na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói, como de costume. Na sexta-feira, a demais cidades do estado receberão as remessas das vacinas em logística ainda a ser confirmada.