O Ministério da Saúde confirmou hoje que um operador credenciado acessou e alterou dados de usuários no ConecteSUS. O cadastro do aplicativo é utilizado em todo país como comprovante de vacinação.
"A modificação não foi feita por um servidor do ministério, mas por um operador credenciado, o qual já teve seu acesso ao sistema bloqueado", informou a pasta à equipe da CNN Brasil.
O Ministério da Saúde conta com um quadro de 45 mil operadores que podem alterar informações que aparecem no aplicativo.
Átila Iamarino, pesquisador e biólogo que ficou em evidência principalmente durante a pandemia de covid-19, chegou a denunciar em suas redes sociais que seus dados haviam sido modificados.
“Descobri que também invadiram meus dados no Conecte SUS. Alteraram meu nome, o nome da minha mãe e minha nacionalidade no certificado de vacinação, em documento oficial", escreveu. Felipe Castanhari, youtuber e diretor, também afirmou ter sido alvo.
A pasta não deu detalhes sobre a identidade do operador. A orientação dada pelo Ministério para quem notar divergências é entrar em contato pelo 136.
"O ministério reforça que está atuando para restaurar os cadastros e bloquear os operadores responsáveis pelas alterações indevidas."