Vacina AstraZeneca produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Reprodução: Agência Brasil
Vacina AstraZeneca produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

A Fiocruz está a um passo de tornar o processo de fabricação da vacina da AstraZeneca 100% nacional. Na noite de ontem (25), o pedido para inclusão da fundação como novo local de fabricação do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para o imunizante.

Segundo a agência, o pedido será analisado em até 30 dias caso não sejam necessários outros esclarecimentos por parte da Fiocruz.

O IFA é o insumo fundamental para a produção dos imunizantes, e normalmente, dependem da importação. No início do ano, quando contava apenas com a Coronavac, o Brasil sofreu atrasos no calendário de imunização por conta da demora no envio do material, que era fabricado na China.

É o IFA que confere a atividade farmacológica às vacinas, ou qualquer outro medicamento - no caso da vacina da AstraZeneca, o adenovírus. Os outros componentes são chamados de excipientes, e são importantes para o funcionamento do imunizante até o fim da validade.

Segundo especialistas, é possível produzir esse tipo de insumo no Brasil. A atividade, no entanto, demandaria maior investimento.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários