Cláudio Castro diz que estado do Rio vive 'surto grande' de influenza
Reprodução
Cláudio Castro diz que estado do Rio vive 'surto grande' de influenza

O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), afirmou na manhã desta segunda-feira, durante um evento em Sulacap, na Zona Oeste do Rio, que o estado vive um  "surto grande" de influenza A. No entanto, ele destacou que a doença é diferente da Covid-19 e não necessita de internação.

Castro salientou que, junto com a Secretaria estadual de Saúde, acompanha o crescimento da doença nos municípios fluminenses. Ao contrário do estado, a prefeitura do Rio já considera que o aumento de casos de influenza configura uma epidemia de gripe no município.

"Estamos acompanhando desde o começo isso (o avanço da influenza). O estado já colocou diversas tendas para o atendimento. Realmente (o estado) vive um surto grande. Mas não está tendo internações. O que precisamos hoje,- e que temos aumentado, são os pontos de enfermaria em tendas ao lado de hospitais. A influenza é bem diferente da Covid, que necessita de internação. Estamos em contato com as prefeituras e montando tendas de atendimentos", declarou Castro.

Durante o evento, que aconteceu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), o governador disse que não ainda não começou a tratar, em especial, com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, sobre realização ou não do carnaval.

"É bem cedo para falar de carnaval. Só depois do réveillon vamos começar a tratar da festa", salientou.

Formação de novos militares e fardas que terão câmeras

Na manhã desta segunda-feira, 400 militares se formaram e atuarão no policiamento ostensivo do estado. Durante a formatura, Castro anunciou a troca do fardamento da corporação — que terá um local para incluir câmeras — e destacou que em 2022 a instituição fará um novo concurso. Ao todo serão mais duas mil novas vagas para a PM.

"Estamos buscando melhorar a Polícia Militar. Esse fardamento que a polícia usa hoje é antigo e a polícia do Brasil já quase não usa mais. Desde o ano passado temos buscado novas fórmulas de tecnologia para os militares. O secretário (da Polícia Militar) viu que já havia um fardamento que protegia o policial militar de raios do sol e das pequenas chuvas. Esse é um investimentos de cerca de R$ 15 milhões. Cada policial terá uma farda que dará a ele melhores condições. Além disso, estamos terminando como será o novo concurso, pois no ano que vem e vamos abrir um novo para a PM".

Leia Também

Além do novo fardamento, a Polícia Militar informou que fará a contratação de novos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para as unidades da corporação no estado.

"Essa farda dá mais mobilidade e conforto ao policial militar. Estamos buscando mais produtividade para o militar. Temos a previsão de entregar até o segundo semestre de 2022 termos todos os militares com os uniformes", destacou o coronel Luiz Henrique Marinho Pires, secretário da PM.

Pires acrescentou que "assim que os militares de 2014 entrarem na corporação, um certame para mais dois mil policiais" será anunciado.

O secretário informou, ainda, que novos profissionais de saúde serão contratados para a instituição. Hoje, a Polícia Militar diz ter um déficit de mais de dois mil de pessoal para a saúde.

"A Alerj (Assembleia Legislativa do Rio) aprovou na semana passada um projeto de lei que vai dar a possibilidade para a PM contratar mais novos funcionários temporários para os hospitais da PM. Isso vai possibilitar que a gente recomplete esse efetivo - que é baixo. Serão médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Hoje hemos um déficit de mais de dois mil profissionais", disse Pires.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!