Análise do grupo Info Tracker mostra que 71 crianças de 1 a 11 anos morreram por conta da infecção ao longo dos primeiros 31 dias do ano
Pixabay
Análise do grupo Info Tracker mostra que 71 crianças de 1 a 11 anos morreram por conta da infecção ao longo dos primeiros 31 dias do ano

Um novo estudo do grupo Info Tracker mostra que janeiro foi o mês mais letal da pandemia de Covid-19 para crianças com mais de um ano. Ao longo dos primeiros 31 dias de 2022, 71 crianças de 1 a 11 anos perderam a vida por conta da infecção, o maior número de toda a pandemia para esse grupo.

No caso dos bebês — de 0 a 11 meses — a contagem foi de 52 mortes em todo país, número que fica atrás, apenas, de março e abril do ano passado, com 86 e 57 registros fatais respectivamente.

Ao todo, neste mês de janeiro, 123 crianças e bebês entre 0 e 11 anos morreram por Covid-19, um número inferior, somente, à maio de 2020, com 141 meninos e meninas vitimados pelo Coronavírus.

O estudo — que leva em conta a base do Ministério da Saúde que reúne todos os registros de casos de Síndromes Respiratórias, o Sivep — também estende a lupa sobre os óbitos suspeitos da infecção. Essas mortes foram causadas por alguma Síndrome Respiratória Aguda Grave — um dos desdobramentos da contaminação pelo Coronavírus. Neste critério, os números são ainda maiores, totalizando 231 mortes, 141% a mais que o mês anterior.

Considerando todo o levantamento realizado pelo Info tracker , 1.528 crianças nesta faixa etária de 0 a 11 anos morreram em decorrência da Covid-19 desde março de 2020.

"O que chama mais atenção é que considerando todas as faixas etárias, com idade de 1 a 11 anos, estamos no pico maior do que qualquer outro (momento da pandemia). Podemos observar três picos, maio de 2020, março de 2021, e agora. E neste momento estamos no maior", diz Marilaine Colnago, especialista em matemática, na USP, e uma das coordenadoras do grupo.

Leia Também

Marilaine conta que a base utilizada no estudo é atualizada semanalmente. Antes, porém, era possível consultar dados mais antigos, o que não está mais disponível na plataforma, segundo ela. A atual análise só pode ser realizada porque o grupo tinha base de dados anteriores para consultar.

Info Tracker é um sistema organizado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade de São Paulo (USP) para monitoramento da Covid-19.

Vacina para crianças

Atualmente, no Brasil, duas vacinas para Covid-19 estão disponíveis para as crianças . Os usos liberados são o da vacina da Pfizer, a partir dos 5 anos, e da CoronaVac a partir dos 6 anos. Os dois fármacos foram aprovados para os meninos e meninas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com levantamento do consórcio dos veículos de imprensa, 32,5% das crianças de 5 a 11 anos já receberam a primeira dose de algum dos dois imunizantes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!