Vacinação é uma das formas de prevenção de doenças sazonais
Divulgação / EBC
Vacinação é uma das formas de prevenção de doenças sazonais

Profissionais da saúde de 29 municípios da região de Botucatu, São Paulo, começaram a receber, nesta sexta-feira (23), a vacina contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan.

O imunizante é o primeiro do mundo em dose única capaz de proteger contra os quatro sorotipos da doença.

A aplicação, realizada em Unidades Básicas de Saúde, contempla agentes comunitários, agentes de combate às endemias e outros profissionais da linha de frente. Ao todo, serão 3.505 profissionais vacinados nesta etapa, antecipando a estratégia prevista para o dia 9 de fevereiro.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a decisão foi tomada em conjunto com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo e o Programa Nacional de Imunizações, com a intenção de ampliar a proteção dos profissionais e reduzir riscos de transmissão de dengue nos territórios.

Até o momento, mais de 27 mil doses já foram aplicadas na cidade de Botucatu (SP), que integra uma estratégia ampliada de vacinação contra a dengue. No último domingo (18), o secretário estadual de saúde, Eleuses Paiva, acompanhou o início de uma ação em massa no município, voltada para a população de 15 a 59 anos.

A aprovação da Butantan-DV é resultado de cinco anos de acompanhamento de um ensaio clínico de fase 3, com mais de 16 mil voluntários de 14 estados brasileiros.

As pesquisas apontaram 74,4% de eficácia geral, 91,6% contra casos graves e 100% de eficácia na prevenção de hospitalizações. A vacina se mostra segura tanto em pessoas que já tiveram dengue, quanto naquelas sem infecção prévia.

O Instituto Butantan tem a intenção de ampliar a faixa etária do imunizante, já que estudos em pessoas de 60 a 79 anos foram autorizados pela Anvisa e novas pesquisas devem avaliar a inclusão de crianças de 2 a 11 anos no futuro.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Mais Recentes