Tamanho do texto

Tratamento é uma maneira de garantir que uma criança tenha um risco menor de cárie dentária

O bem-estar de nossos filhos é sempre nossa maior prioridade. A saúde bucal deles é uma grande parte disso. É importante cuidar bem dos seus dentes de leite, é claro, mas temos que garantir que seus dentes permanentes também tenham um bom começo.

Leia mais: Sua gengiva sangra quando escova os dentes ou passa o fio dental?

Ensine seu filho a escovar os dentes desde cedo
FreePik
Ensine seu filho a escovar os dentes desde cedo

Você sabia que 40% das crianças desenvolverão cáries quando chegarem a idade escolar? Maus hábitos de higiene oral e alimentos açucarados podem resultar na cárie nos dentes , e a genética às vezes também contribui para o problema.

Por mais importantes que sejam os dentes de leite, é ainda mais crucial proteger os dentes permanentes , porque esses são os dentes que seu filho terá, e você quer que eles permaneçam saudáveis e fortes por toda a vida. Uma maneira de garantir que uma criança tenha um risco menor de cárie dentária é a aplicação de selantes dentais .

A maioria de nós temos fissuras e fendas entre os nossos dentes. Esses podem ser locais muito difíceis de manter limpos, e as bactérias causadoras da deterioração prosperam por lá. É aí que entra um material chamado selante. Os selantes dentais servem como uma barreira contra bactérias e partículas de alimentos nessas fendas dos dentes.

Leia também: Dr. Bruno Puglisi diz como a diabetes pode afetar a saúde bucal

O momento ideal para o seu filho colocar os selantes é logo após a erupção de seus molares permanentes, o que geralmente começa por volta dos seis anos. “Quanto mais cedo os selantes estiverem no lugar, menos bactérias terão a oportunidade de se estabelecer nas fendas difíceis de escovar”, diz Dr Bruno Puglisi.

Aplicar o selante nos dentes é simples, rápido, não invasivo e indolor. Primeiro, os dentes são cuidadosamente escovados e limpos. Então eles são secos antes de serem pintados com esse gel especial. O revestimento plástico transparente é aplicado nas ranhuras mais profundas da superfície dos molares. Para secar este revestimento, usamos uma luz especial.

Leia também: Você sabe se refrigerante faz mal aos dentes? Doutor Bruno Puglisi explica

Nunca se esqueça de que selantes são apenas parte dos cuidados da saúde bucal para qualquer criança. Também é necessário ensinar a escovação dos dentes e uso do fio dental. Uma dieta saudável, evitando alimentos açucarados, refrigerantes, tornará mais difícil para que a cárie apareça. E claro, trazer o seu filho para consultas odontológicas regulares nos permitirá detectar problemas no início e ter certeza de que tudo está no caminho certo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.