Muitos pacientes me perguntam se vale a pena mudar da escova de dente manual para a elétrica muito utilizada atualmente, principalmente nos Estados Unidos.

Leia também: Lente de contato dental pode causar cáries nos dentes?

Escolher a escova de dente ideal ajuda a realizar a limpeza de forma correta
FreePik
Escolher a escova de dente ideal ajuda a realizar a limpeza de forma correta

Temos que ter em mente que o cuidado ideal se resume a técnica correta e não à escova de dente , muitos pacientes não sabem disso.

A escova de dente certa para você pode variar em alguns fatores. Infelizmente, muitos pacientes não sabem a técnica adequada ao escovar em casa. Isso resulta em escovação insuficiente e aumenta o risco de desenvolvimento de cáries e doenças nas gengivas.

Tecnicamente, ambos os tipos de escovas são perfeitamente ideais para remover a placa bacteriana que causa doenças dentais. No entanto, se achar que a escovação é particularmente difícil ou tediosa, você deve considerar os seguintes prós e contras de ambos antes de tomar uma decisão.

Escova manual

A escova de dentes manual existe há milhares de anos e ajudou a manter muitas gerações de bocas limpas. A primeira escova de dentes moderna foi criada no final dos anos 1700 e não mudou muito desde então, além do material e suavidade das cerdas.

Leia também: A importância da língua em nossa saúde bucal, por Bruno Puglisi

Escovas de dente manuais são baratas, disponíveis em uma ampla variedade de estilos, facilmente substituíveis, não requerem baterias ou estações de carregamento para usar. 

Naturalmente, algumas pessoas podem ter dificuldade em usá-las se tiverem uma condição médica, como artrite ou incapacidade física. Eles também exigem técnica de escovação adequada para usar de forma eficaz, então você deve perguntar ao seu dentista quais são as melhores dicas para ser o mais completo possível.

 Escova elétrica

“A escova de dente elétrica pode parecer melhore para muitas pessoas, porque a maioria delas não sabe como é a técnica adequada, nem se incomodam em aprender. Uma escova de dente elétrica é mais fácil de usar em mais situações, mesmo que apenas ofereçam aos pacientes uma pequena vantagem sobre as escovas manuais, pelo menos de acordo com a American Dental Association (ADA) e a Consumer Reports”, diz o Doutor Bruno Puglisi.

Escovas de dente elétricas são ideais para pacientes que:

·         Ainda estão aprendendo a escovar

·         Tem problemas de destreza, incluindo crianças, idosos e pessoas com deficiências

·         Pessoas que não gostam de escovar os dentes podem tornar a escovação mais emocionante sem muito esforço

É claro que as escovas de dente elétricas são pelo menos 10 vezes mais caras que uma escova de dente manual, requerem carga e não são facilmente substituíveis.

Leia também: Sua gengiva sangra quando escova os dentes ou passa o fio dental?

Independentemente disso, o que realmente importa não é a escova de dente , mas a pessoa que a segura. Se você ainda não sabe qual é a escova de dente certa para você, agende uma consulta com seu dentista o quanto antes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!