Tamanho do texto

Colunista do iG ensina o que deve ser feito para cuidar da saúde dos dentes

Cuidar da saúde bucal é essencial para que os dentes fiquem sempre saudáveis. Para isso, é necessário seguir algumas recomendações no dia a dia. Mas, afinal, você sabe com qual frequência escovar os dentes? Ou quantas vezes o fio dental deve ser usado? Para ajudar você e responder dúvidas comuns, o Dr. Bruno Puglisi separou oito dicas. Vamos lá?

Leia também: Erros na escovação dos dentes que cometemos todos os dias 

dentes saudáveis arrow-options
shutterstock
Para ter dentes sempre saudáveis, é importante seguir algumas recomendações no dia a dia; você sabe quais?


1. Escove os dentes duas vezes por dia

Escovar duas vezes ao dia evita o mau hálito, melhora a saúde da gengiva e mantém os dentes mais brancos. Ao escovar duas vezes por dia, você pode ajudar a remover alguns  restos de alimentos que ficaram presos aos dentes. 

2. Escovar corretamente

A maneira como você usa sua escova de dentes é igualmente importante. Você deve levar um tempo (pelo menos 2 minutos), escovando em um movimento circular suave que ajudará a remover a placa. 

3. Escova de dentes correta

Usar escova com cerdas macias e usá-la por dois ou três meses. Após esse período, você devera substitui-la, quando notar as cerdas dobradas. A não substituição pode causar ferimentos nos dentes e gengivas.

4. Fio dental uma vez ao dia

O uso do fio dental é negligenciado regularmente, mas é importante adicionar à sua rotina oral. Adicionar fio dental à sua rotina diária ajudará a remover a placa bacteriana e o excesso de partículas de alimentos que sua escova de dentes pode não alcançar. 

Leia também: Sua gengiva sangra quando escova os dentes ou passa o fio dental?

5. Use enxaguatório bucal

O enxaguatório bucal é um complemento necessário para todas as rotinas de higiene bucal. O enxaguatório bucal ajudará a remover qualquer placa residual após a escovação e o uso do fio dental, além de domar o mau hálito. O enxaguatório bucal ajuda a bactérias da boca. 

6. Beba água

A água é perfeita para manter os dentes limpos. A cada gole, ela lava qualquer sobra de comida e bactérias causadoras de cáries. O flúor na água também ajuda a proteger os dentes para combater os ácidos que corroem o esmalte aparecendo a cárie. 

7. Diminua a ingestão de alimentos açucarados e ácidos

O açúcar se converte em ácido na boca , o que pode corroer o esmalte dos dentes. Esses ácidos são o que levam às cáries. Frutas, chás e café ácidos também podem desgastar o esmalte dos dentes. É quase impossível evitar esses alimentos completamente, mas diminuir sempre que possivel.

Leia também: O que é a cárie dental?

8. Evite usar os dentes para algo além de mastigar alimentos

Se você usá-los para mastigar gelo, remover tampas de garrafas ou rasgar embalagens abertas, poderá causar danos permanentes aos dentes , surgindo rachaduras no esmalte, lascando ou até quebrando os dentes.