Pasta de dente com carvão e o clareamento dental
shutterstock
Pasta de dente com carvão e o clareamento dental

O carvão vegetal é atualmente uma das maiores tendências no mundo do bem-estar e da cosmética. Tornou-se um ingrediente da moda em máscaras e esfoliantes, e algumas pessoas também acreditam nele para clarear os dentes.

O tipo de carvão ativado usado em produtos de beleza e pasta de dente é um pó de grão fino feito de madeira, cascas de côco e outras substâncias naturais que são oxidadas sob calor extremo.

Existem muitos produtos de pasta de dentes com carvão vegetal disponíveis online e na maioria das farmácias hoje. É altamente absorvente e usado clinicamente para absorver e remover toxinas. Mas isso realmente funciona para o clareamento dos dentes?

PASTA DE DENTE A CARVÃO PARA CLAREAMENTO: FUNCIONA?

O carvão ativado na pasta de dente pode ajudar a remover manchas superficiais dos dentes. O carvão é ligeiramente abrasivo e também é capaz de absorver manchas superficiais em algum grau.

Não há evidências, entretanto, de que tenha qualquer efeito nas manchas abaixo do esmalte do dente ou que tenha um efeito clareador natural.

Para clarear os dentes, um produto precisa trabalhar tanto manchas na superfície, quanto manchas internas, que são aquelas abaixo do esmalte.

Embora o carvão ativado tenha alguns benefícios comprovados, não há evidências científicas suficientes para incluir o clareamento dos dentes como um deles.

A PASTA DE DENTES COM CARVÃO É SEGURA?

Mais pesquisas são necessárias sobre os efeitos de longo prazo da pasta de dentes com carvão. Os dentistas devem aconselhar seus pacientes a serem cautelosos ao usar pastas à base de carvão devido às suas alegações e segurança não comprovadas.

Aqui está o que sabemos sobre pasta de dentes com carvão até agora:

  • A pasta de dentes com carvão é muito abrasiva para o uso diário. Usar um material muito abrasivo nos dentes pode desgastar o esmalte. Isso pode fazer com que seus dentes pareçam mais amarelos ao expor a dentina, um tecido amarelo calcificado. Também pode tornar os dentes mais sensíveis.

  • A maioria das marcas de pasta de dentes com carvão não contém flúor. O flúor ajuda a manter o esmalte dos dentes forte, o que ajuda a proteger os dentes contra cáries e cáries. Existem algumas evidências que ligam a pasta de dentes à base de carvão ao aumento da cárie dentária.

    Leia Também

  • Pode causar manchas em alguns dentes. Partículas de carvão podem se acumular nas rachaduras e fendas dos dentes mais velhos.

  • O efeito do carvão vegetal nas restaurações dentárias não é conhecido. Ainda não se sabe como o carvão vegetal afeta os materiais usados ​​como as porcelanas, pontes, coroas e obturações em resina. Partículas de carvão podem se acumular entre eles, deixando um contorno preto ou cinza.

Quais são as vantagens da pasta de dentes com carvão?

Até o momento, os benefícios conhecidos da pasta de dentes com carvão são:

  • Pode ajudar a remover manchas superficiais nos dentes.

  • Pode melhorar o mau hálito.

  • Pode ajudar a prevenir manchas quando usado ocasionalmente após uma limpeza profissional.

Quais são os contras da pasta de dentes com carvão?

  • É abrasivo e pode desgastar o esmalte dos dentes e fazer os dentes parecerem amarelos.
  • Não remove manchas abaixo do esmalte.
  • O uso diário pode causar sensibilidade dentária.

  • Ele pode manchar dentes mais antigos e restaurações dentárias, porcelanas, pontes, coroas e obturações brancas.

  • Seus efeitos a longo prazo e segurança ainda não são conhecidos.

Procure sempre as grandes empresas que têm investido muito em estudos ao invés de comprar pela internet produtos sem garantia para saúde de seus dentes.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!