A saliva é composta basicamente por água 98 %, mas também possui em sua composição componentes orgânicos e inorgânicos. Os elementos inorgânicos mais importantes são o cloreto, bicarbonato, fosfato, iodeto, fluoreto, sódio, potássio e cálcio.
Dr Bruno Puglisi passa algumas das ações da saliva:
Atuando como lubrificante
A saliva mantém a boca úmida. Ela reveste os tecidos orais e impede que os alimentos grudem nas superfícies da boca. A ação de umedecer da saliva também ajuda na fala.
Auxilia na digestão
Ela ajuda a umedecer a comida que você mastiga, para que possa passar facilmente da boca para o esôfago . Enzimas na saliva, ajudam a decompor os alimentos em nutrientes mais simples.
Sabor
A saliva atua como meio líquido para dissolver os produtos químicos dos alimentos e transportá-los para as células receptoras de sabor . Pessoas com pouca saliva geralmente se queixam de disgeusia, é a diminuição ou a distorção do paladar, responsável por reconhecer os sabores e gostos das bebidas e alimentos.
Acidez
Leia Também
Ela mantém o pH da boca ao neutralizar os ácidos nocivos na boca e, assim, evita ataques ácidos nos dentes que causam cáries . Os minerais na saliva podem reparar os dentes nos estágios iniciais da cárie dentária, endurecendo o esmalte do dente.
Saliva em excesso
A quantidade de saliva produzida durante o dia pode variar dependendo do que você está comendo e bebendo, e é normal que as glândulas salivares fiquem sobrecarregadas ao comer alimentos condimentados ou ácidos.
A produção excessiva de saliva é chamada de hipersalivação ou Sialorreia e pode ser causada por certos medicamentos ou condições médicas, como:
- Alergias e infecções
- Apneia do sono
- Efeito colateral de medicamentos
- Dificuldade em engolir causada por acidente vascular cerebral ou distúrbios neurológicos.
O tratamento para saliva em excesso depende da causa e pode incluir medicamentos para reduzir a produção de saliva, injeções de Botox nas glândulas salivares ou remoção cirúrgica de glândulas seletivas.
Boca seca
A falta de saliva, também conhecida como xerostomia , pode ser um sintoma comum para pessoas ansiosas ou estressadas.
Certos medicamentos, condições médicas e tratamentos podem reduzir a produção de saliva, Eles incluem diabetes, síndrome de Sjogren (uma doença autoimune que danifica as glândulas salivares), quimioterapia, radioterapia de cabeça e pescoço, desidratação e medicamentos antidepressivos.
Ter pouca saliva pode se tornar um grande problema, pois há menos proteção contra bactérias na boca. Para ajudar na produção de saliva e manter a boca úmida e confortável é recomendado:
- Beber bastante água
- Mascar chiclete sem açúcar para promover a produção de saliva
- Usar substitutos de saliva artificial para umedecer a boca (fale com seu dentista sobre isso)
- Enxaguar com bicarbonato de sódio para neutralizar os ácidos na boca
- Manter excelentes hábitos de higiene oral.