Para que serve a Saliva ?
Getty Images
Para que serve a Saliva ?

A saliva é composta basicamente por água 98 %, mas também possui em sua composição componentes orgânicos e inorgânicos. Os elementos inorgânicos mais importantes são o cloreto, bicarbonato, fosfato, iodeto, fluoreto, sódio, potássio e cálcio.

Dr Bruno Puglisi passa algumas das ações da saliva:

Atuando como lubrificante

A saliva mantém a boca úmida. Ela reveste os tecidos orais e impede que os alimentos grudem nas superfícies da boca. A ação de umedecer da saliva também ajuda na fala.

Auxilia na digestão

Ela ajuda a umedecer a comida que você mastiga, para que possa passar facilmente da boca para o esôfago . Enzimas na saliva, ajudam a decompor os alimentos em nutrientes mais simples.

Sabor

A saliva atua como meio líquido para dissolver os produtos químicos dos alimentos e transportá-los para as células receptoras de sabor . Pessoas com pouca saliva geralmente se queixam de disgeusia, é a diminuição ou a distorção do paladar, responsável por reconhecer os sabores e gostos das bebidas e alimentos.

Acidez

Leia Também

Ela mantém o pH da boca ao neutralizar os ácidos nocivos na boca e, assim, evita ataques ácidos nos dentes que causam cáries . Os minerais na saliva podem reparar os dentes nos estágios iniciais da cárie dentária, endurecendo o esmalte do dente.

Saliva em excesso

A quantidade de saliva produzida durante o dia pode variar dependendo do que você está comendo e bebendo, e é normal que as glândulas salivares fiquem sobrecarregadas ao comer alimentos condimentados ou ácidos.

A produção excessiva de saliva é chamada de hipersalivação ou Sialorreia e pode ser causada por certos medicamentos ou condições médicas, como:

  • Alergias e infecções
  • Apneia do sono
  • Efeito colateral de medicamentos
  • Dificuldade em engolir causada por acidente vascular cerebral ou distúrbios neurológicos.


O tratamento para saliva em excesso depende da causa e pode incluir medicamentos para reduzir a produção de saliva, injeções de Botox nas glândulas salivares ou remoção cirúrgica de glândulas seletivas.

Boca seca

A falta de saliva, também conhecida como xerostomia , pode ser um sintoma comum para pessoas ansiosas ou estressadas.

Certos medicamentos, condições médicas e tratamentos podem reduzir a produção de saliva, Eles incluem diabetes, síndrome de Sjogren (uma doença autoimune que danifica as glândulas salivares), quimioterapia, radioterapia de cabeça e pescoço, desidratação e medicamentos antidepressivos.

Ter pouca saliva pode se tornar um grande problema, pois há menos proteção contra bactérias na boca. Para ajudar na produção de saliva e manter a boca úmida e confortável é recomendado:

  • Beber bastante água
  • Mascar chiclete sem açúcar para promover a produção de saliva
  • Usar substitutos de saliva artificial para umedecer a boca (fale com seu dentista sobre isso)
  • Enxaguar com bicarbonato de sódio para neutralizar os ácidos na boca
  • Manter excelentes hábitos de higiene oral.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!