Vacina Coronavac%2C desenvolvida pela China%2C contra a Covid-19
Fotoarena / Agência O Globo
Vacina Coronavac, desenvolvida pela China, contra a Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  negou que tenha atrasado o processo de liberação de insumos  para a produção da Coronavac, vacina desenvoldida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Por meio de nota, publicada nesta sexta-feira (23), a  Anvisa afirmou que “foram identificadas discrepâncias” no pedido e que essas questões foram comunicadas ao Instituto Butantan.

Na quinta-feira (22), o diretor do Instituto Butantan, Divas Covas, afirmou que a Anvisa estava retardando a autorização para a importação de matéria-prima do laboratório chinês Sinovac.

"Informamos ainda que, no mesmo processo dos insumos, encontra-se o pedido de autorização excepcional para importação de vacina na forma de seringa preenchida e na forma de um produto intermediário (...) É importante esclarecer que são produtos em condições sanitárias diferentes", disse a agência.

A nota diz ainda que a Anvisa colocou o pedido de importação das vacinas já envasadas do Instituto Butantan sob análise por meio de uma ferramenta eletrônica, sem necessidade de uma reunião presencial, para "tornar mais rápido os processos relacionados com todas as vacinas passíveis de registro".

"Para não haver perda de tempo, o processo foi desmembrado e as vacinas envasadas terão sua análise feita no prazo máximo de até cinco dias úteis, separadamente da análise do pedido de insumos, pela ferramenta já descrita", diz a agência, ressaltando que, originalmente, o processo seria analisado no dia 4 de novembro, para que houvesse tempo para esclarecimento das discrepâncias.

"Assim sendo, não há nenhum tipo de retardo/atraso/morosidade por parte da Anvisa."

O plano original do Butantan receber em outubro 6 milhões de doses do imunizante Coronavac já prontos e fabricar no Brasil, até dezembro, as outras 40 milhões de doses a partir da matéria-prima que chegaria da China. 

    Veja Também

      Mostrar mais