Segundo os sites locais, a mãe do bebê contraiu coronavírus e testou positivo ao dar entrada no hospital
Foto: shutterstock
Segundo os sites locais, a mãe do bebê contraiu coronavírus e testou positivo ao dar entrada no hospital

Um recém-nascido com teste negativo para a Covid-19, mas positivo para anticorpos, chamou atenção da comunidade científica em todo o mundo. A criança nasceu na sexta-feira (23), no Hospital San Jorge, de Huesca, na Espanha.

O bebê de Huesca atraiu a atenção da mídia devido à possibilidade de ser um dos primeiros casos de transmissão de Covid-19 durante a gravidez.

O menino, cuja mãe estava infectada, fez um primeiro teste depois de nascer e apresentou resultado positivo em uma primeira PCR realizada assim que saiu do útero materno. Mas os médicos decidiram repetir o teste, que deu negativo, embora na sorologia se determinasse que a criança tinha anticorpos.

De acordo com os médicos, o bebê pode ter contraído os anticorpos através da placenta, um dos poucos casos que já ocorreram no mundo.

Segundo a equipe médica, em entrevista à imprensa local, o recém-nascido permanece sob vigilância na unidade pediátrica.

Pesquisadores apontam que, em geral, os bebês infectados com novo coronavírus não desenvolvem sintomas graves.

Em julho, um estudo publicado na Nature Communications revelou o que poderia ser o primeiro caso desse tipo de transmissão:  um bebê nasceu em um hospital parisiense em março.

A mãe foi infectada por Covid-19 na última fase da gravidez e foi submetida a uma cesariana de urgência.

    Veja Também

      Mostrar mais