Anvisa diz que testes da Coronavac continuam suspensos
Foto: Governo de SP
Anvisa diz que testes da Coronavac continuam suspensos

A Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), espaço responsável pela análise dos protocolos de pesquisas relacionadas à Covid-19 no Brasil, defendeu, nesta terça (10) a continuidade dos estudos da vacina CoronaVac. A vacina teve os testes suspenses ontem (9) pela Agência Nacional de Vigilância em Sanitária (Anvisa).

A justificativa seria "evento adverso grave", segundo a Anvisa, após a morte de um dos participantes de pesquisa. Porém, o óbito não tem relação com qualquer evento colateral dos estudos, segundo a Conep, que avaliou a medida da Anvisa.

"Entendemos que o óbito do voluntário não estava relacionado à aplicação da vacina, por isso optamos por não suspender os ensaios e recomendamos que os pesquisadores nos trouxessem apenas a avaliação final de seu comitê independente", informou o coordenador da Conep, o médico Jorge Venâncio, à imprensa.

A Conep/CNS, junto à Anvisa, tem a responsabilidade de emitir pareceres sobre os projetos de pesquisas clínicas no Brasil. A Comissão tem o intuito de garantir segurança plena a qualquer um dos participantes envolvidos voluntariamente. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!