A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinopharm , em parceria com o Instituto de Produtos Biológicos de Pequim, foi aprovada pela China nesta quinta-feira (31) para ser usada pela população em geral.
Segundo informações do portal G1, essa é a primeira vacina que o país aprova para uso geral. Mesmo antes da aprovação, a China já vem vacinando a população em caráter emergencial.
A decisão do governo chinês foi anunciada um dia depois de a Sinopharm informar que a taxa de eficácia do imunizante, baseada em análises preliminares da fase 3 de testes, é de 79,34%. Na quarta-feira, a empresa comunicou que havia pedido às autoridades chinesas a autorização para o uso da vacina.
O índice apresentado é inferior ao anunciado pelos Emirados Árabes , que no dia 9 de dezembro, informou ter tido taxa de 86% de eficácia com o imunizante da Sinopharm. Um porta-voz da empresa declarou que os resultados seriam divulgados em detalhes depois.
O governo chinês espera vacinar 50 milhões de pessoas até fevereiro de 2021 com imunizantes desenvolvidos pela Sinopharm , Sinovac e CanSino Biologics Inc.