Imunizante da Pfizer
Luiz Pessoa/SEI
Imunizante da Pfizer


A Secretaria municipal de Saúde do Rio anunciou que, a partir desta quarta-feira, o calendário de vacinação na cidade contra a Covid-19 dos adolescentes será retomado. Segundo a pasta, na quarta-feira (15) e quinta-feira (16) serão vacinados as meninas de 14 anos. Já a sexta-feira será dedicada a imunizar os meninos de 14 anos contra o coronavírus.

O médico e secretário da pasta, Daniel Soranz, afirmou ontem, que está prevista a chegada de 464 mil doses do imunizante Pfizer para o Estado do Rio, segundo uma planilha de distribuição do Ministério da Saúde. Após a repescagem para pessoas de 15 a 17 anos no último sábado, a campanha para o público adolescente teve que ser paralisada mais uma vez no início desta semana.

A vacina da Pfizer é a única autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em menores de 12 a 17 anos.

Repescagem e 'passaporte da vacina'

Para esta quarta-feira também está previsto o início do 'passaporte da vacina', medida que restringe a circulação de não vacinados contra Covid-19 pela cidade. Depois do Tribunal de Justiça do Rio negar um pedido de liminar que pedia a suspensão do decreto, a prefeitura confirmou o início para o dia 15 de setembro. O decreto prevê que somente pessoas vacinadas contra o coronavírus tenham acesso a uma série de estabelecimentos coletivos, como academias e teatros.

Já será cobrada a comprovação da primeira dose para todos os maiores de 18 anos na próxima quarta-feira. Já a segunda dose será obrigatória para quem tem 60 anos ou mais a partir do dia 15 de setembro e 50 anos ou mais a partir do dia 16 de setembro.


Você viu?

Até esta sexta-feira (17) também poderá se vacinar na cidade pessoas com 22 anos ou mais, gestantes, puérperas, lactantes e maiores de 12 anos com deficiência.

Terceira dose para idosos

Nesta segunda-feira a cidade do Rio entrou em uma nova fase da campanha de vacinação contra a Covid-19. Idosos em geral, que não vivem em instituições de longa permanência, começaram a receber a dose de reforço (DR) — ou terceira dose — nos postos de saúde. Hoje foi a vez de pessoas com 95 anos ou mais. O cronograma segue da seguinte forma:

  • segunda-feira, dia 13: 95 anos ou mais
  • terça-feira, dia 14: 94 anos ou mais
  • quarta-feira, dia 15: 93 anos ou mais
  • quinta-feira, dia 16: 92 anos ou mais
  • sexta-feira, dia 17: 91 anos ou mais
  • sábado, dia 18: 90 anos ou mais

De acordo com a SMS, o estoque do imunizante da Pfizer na secretaria é o suficiente para vacinar este público com a DR.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!