No início da pandemia as grávidas não eram consideradas grupo de risco, esse cenário, porém, mudou. Especialista apontam que as chances de uma gestante evoluir para um caso grave caso contraia a Covid-19 é maior. Portanto, deve-se redobrar os cuidados neste período.
De acordo com o Ministério da Saúde , "para a infecção pelo Covid-19, o risco é semelhante ao do H1N1 pelos mesmos motivos fisiológicos, embora ainda não tenha estudo específico conclusivo. Portanto, os cuidados com gestantes e puérperas devem ser rigorosos e contínuos, independente do histórico clínico das pacientes".
Além disso, também foi visto que gestantes com mais idade, sobrepeso, diabetes pré-gestacional e hipertensão possuem um risco maior de terem complicações. A ginecologista Marina Fernandes comenta que alguns estudos indicam que grávidas infectadas tem mais chances de terem partos prematuros.
Sendo assim, é importante ir ao hospital em caso de sintomas de Covid-19, principalmente se estiver com mais de 28 semanas, para que se tomem as medidas necessárias para prevenir a progressão da doença.
Existem três formas do bebê se contaminar com qualquer infecção que a mãe tenha: durante a gestação (pela da placenta), no parto (através de secreções ou sangue) e no pós-parto (com o contato da mãe nas mucosas do filho).
Você viu?
Esses dados sugerem que as chances do bebê contrair Covid-19 na gravidez da mãe são mínimas. Por isso, o ministério da Saúde recomenda a manutenção do aleitamento materno.
"Se a gestante estiver com o vírus e possuir uma consulta de pré-natal marcada, ela deve desmarcar a consulta e permanecer em casa", afirma Marina. Apenas em casos de emergência, como sangramentos e perda de líquido que a mulher deve procurar um médico.
Não existem evidências que tomar a vacina cause prejuízos para a mãe ou o bebê, embora os dados de segurança e eficácia da vacina sejam reconfortantes, nem todas as vacinas autorizadas para o uso da população foram testadas em gestantes.
Para participar da Semana da Saúde
e obter informações, inscreva-se neste formulário e ainda ganhe 5 e-books, sobre os temas da Semana, gratuitamente, sem sorteio: