homem de óculos embaçado
Pixabay/ahundt
Óculos embaçado pode ser um sinal de que a máscara é inadequada


Usar máscara de proteção durante a pandemia do  novo coronavírus pode ser um grande incômodo para pessoas que usam óculos . Isso acontece principalmente porque o ar da respiração pode deixar as lentes embaçadas , tornando a situação bastante incômoda - mas tem como ser diferente. 



Segundo a infectologista Raquel Muarrek, consultora em controle de infecção do Hospital Sino-Brasileiro e responsável pelo serviço de infectologia da Rede D’Or, na grande parte das vezes, o problema não está no uso do óculos, mas na escolha da máscara. “A máscara pode ter o tamanho inadequado, principalmente grande demais, ou pode ter sido mal colocada”, explica.

Se a máscara estiver muito folgada no rosto, é mais fácil que os óculos fiquem embaçados, já que existe mais espaço para que o ar saia pela parte de cima.

Daí a importância de usar a máscara certa, já que, com os óculos embaçados as pessoas acabam tocando mais a região do rosto com as mãos. E, para  evitar a contaminação pelo novo coronavírus, a orientação é não tocar o rosto, principalmente áreas próximas dos olhos, nariz e boca, com as mãos sujas.

A médica afirma ainda que é importante saber preservar a máscara para que sua reutilização seja eficaz e segura. “Quando querem falar, as pessoas tendem a colocar a máscara no pescoço ou no queixo. Isso vai alargando o elástico da máscara, o que a torna não adequada”, diz.

Raquel também lembra que a máscara precisa ser ajustada no queixo e ir até a metade no nariz, e não na ponta. “Fora disso está errado”, reforça a infectologista.

Como fazer o ajuste corretamente?

Existem alguns truques e maneiras de ajustar a máscara antes de sair na rua que podem ajudar a manter os óculos desembaçados. Uma delas é fazer o ajuste pelo elástico atrás das orelhas, prendendo a perna do óculos por trás deles.

Também é possível prender a máscara no rosto pelas plaquetas (os apoios da armação sobre o nariz). Ao ajustar a máscara no rosto, coloque o óculos por cima dela, apoiando bem as plaquetas no tecido.

Caso ainda assim o óculos fique embaçado, tente usar um esparadrapo para prender a máscara no nariz e coloque o óculos por cima. No entanto, caso isso aconteça, é importante providenciar uma máscara que se ajuste melhor ao rosto.

“É importante que a manipulação do óculos seja sempre feita pela lateral, e não pela lente”, orienta Raquel. “Caso mexa nos óculos, é preciso higienizar as mãos antes.”

Posso substituir a máscara pelo protetor facial?

Raquel reforça que o face shield , a máscara de proteção facial, não é considerado uma alternativa. Isto porque, mesmo com seu uso, a máscara facial ainda precisa ser utilizada. “Ela é uma proteção a mais para os olhos e para o grande número de gotículas expelidas, mas é imprescindível que a máscara comum ainda seja utilizada”, justifica.

Contaminação pelos olhos

Ainda está sob investigação a possibilidade de contaminação pela Covid-19 por meio dos olhos. No mês de abril, enfermeira norte-americana Chelsey Ernest notou que alguns pacientes do novo coronavírus apresentavam vermelhidão similar à conjuntivite .

Até o momento, a contaminação pelos olhos não foi comprovada. Mas Raquel explica que o ideal é se reeducar para parar de tocar a região, principalmente quando as mãos não estão higienizadas.

“As pessoas se esquecem e colocam a mão muito no rosto, muitas vezes. Precisamos aprender a mudar os costumes”, afirma a infectologista.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!