Pfizer fecha acordo para versões genéricas de pílula contra a Covid-19
Marcos Santos / USP Imagens
Pfizer fecha acordo para versões genéricas de pílula contra a Covid-19

A farmacêutica americana Pfizer anunciou nesta terça-feira (16) um acordo de licença voluntária que permite a fabricação e o fornecimento de genéricos de seu  comprimido para a Covid-19.

O tratado foi firmado com o Pool de Patentes de Medicamentos, uma organização pública de saúde apoiada pela ONU, e expandirá o acesso à pílula antiviral nos países em desenvolvimento.

Com a medida, os fabricantes de medicamentos genéricos serão capazes de produzir o remédio antes da aprovação das autoridades sanitárias, para acelerar o fornecimento a pelo menos 95 países de baixa e média renda. O medicamento ainda aguarda a autorização de reguladores.

O Brasil, entretanto, não está incluído na lista e terá que comprar a pílula diretamente da Pfizer, provavelmente a preços mais altos do que os das versões genéricas.

Além da nação liderada por Jair Bolsonaro, outros países como Líbia, China, Cuba, Iraque, Rússia e Jamaica também foram excluídos do contrato.

Este é o primeiro acordo feito pela farmacêutica americana para o compartilhamento de tecnologia de um produto anti-Covid. Desta forma, fabricantes genéricos têm até 6 de dezembro para demonstrar interesse em fabricar o remédio.

Segundo o acordo, a Pfizer não receberá royalties - espécie de "direito autoral" - sobre as vendas nos países mais pobres e renunciará a eles nas vendas em todos os países que estão no trato, durante todo o tempo que a Covid-19 provocar uma emergência de saúde pública.

O medicamento da Pfizer reduziu internações e mortes em 89% em um grande estudo com pacientes de alto risco, disse a empresa recentemente. A Pfizer entrou com pedido de autorização emergencial nos Estados Unidos e planeja obter autorizações em outros países em breve.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!