Carnaval do Rio de Janeiro
Alexandre Macieira/ Riotur
Carnaval do Rio de Janeiro


Dedicado a monitorar os índices da pandemia e propor ações de combate à disseminação do coronavírus, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomenda a proibição das festas de Réveillon e do Carnaval. O tema é foco de debate em todo o país, especialmente após a descoberta da variante Ômicron .


"A pandemia é um fenômeno global que atinge todo o planeta e muito do que se observa nos outros países pode vir a ocorrer no Brasil, portanto a análise das suas tendências deve ter isto sempre em consideração", alerta o comitê em  boletim divulgado nesta sexta-feira (3). 


A nível global chama atenção a situação da Europa, onde vários países enfrentam uma quarta onda da Covid-19 . Além disso, a África do Sul identificou o surgimento da nova variante , que já se espalha em diversos países africanos, mas também está presente no continente europeu.


É diante desse cenário que o comitê recomenda "cancelar a realização das festividades de final do ano e do Carnaval que possam gerar aglomeração". Medidas como essas já estão sendo adotadas por algumas cidades do país. Por exemplo, capitais como São Paulo e Salvador  suspenderam a realização de suas festas públicas de Réveillon . Quanto ao Carnaval, o cenário atual nas maiores cidades com tradição da festa é de indefinição.



Nesse contexto, a posição do comitê é semelhante a de personalidades da área científica que recomendam cautela. O grupo sugere ainda que se intensifique e amplie o ritmo da vacinação; mantenha o uso obrigatório de máscaras faciais; que os governadores do Nordeste utilizem o capital político adquirido para estimular a solidariedade internacional para ampliar a vacinação globalmente; e identifique as possíveis barreiras que dificultam a expansão da cobertura vacinal.


Críticas ao governo federal

Ao analisar o cenário da pandemia, o comitê não poupou críticas à atuação do governo Jair Bolsonaro no combate à Covid-19. O grupo lembrou que "desde o registro oficial do primeiro caso comunitário" de coronavírus no Brasil, em fevereiro do ano passado, "assistiu-se a uma completa apatia do governo federal". O texto ainda ressalta que a vacinação começou em janeiro deste ano "com a visível falta de apoio" da gestão.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!