Dimas Covas%2C diretor do Instituto Butantan
Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan

O Butantan já negocia com países da América Latina a exportação da  CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech em parceria com o instituto.

A afirmação foi feita por Dimas Covas, diretor do Butantan, em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (10).

"Existem, sim, planos. Não apenas planos, mas inclusive negociações em curso. O Butantan, junto com a Sinovac, ofereceu ao Ministério da Saúde 100 milhões de doses até maio. Ao mesmo tempo foram anunciados 40 milhões adicionais para toda a América Latina", disse Dimas.

O diretor do Butantan relembrou ainda que esteve na Argentina, na semana passada, e revelou que há um protocolo inicial de intenções de fornecimento de dez milhões de doses da vacina ao o país vizinho.

"Temos pleito semelhante do Peru, Uruguai, Honduras, Paraguai e da Organização Pan-Americana da Saúde, que abriu concorrência e solicitou propostas com preço definido. Estamos preparando documentação para oferecer. Temos essa possibilidade muito próxima de acontecer", afirmou o diretor.

O Butantan já começou a produzir a Coronavac e, de acordo com estimativas do instituto, a fábrica deverá ter, gradativamente, até 1 milhão de doses por dia.

O imunizante ainda foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser usado no Brasil. A expectativa é que até o dia 15 de dezembro, os resultados da fase 3 e a eficácia da vacina, sejam divulgados.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!