Instituto Butantan
Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
Instituto Butantan


Instituto Butantan  anunciou que estuda a possibilidade de desenvolver uma vacina única contra a gripe e a Covid-19. Segundo informações da CNN, o novo imunizante está em fase de prova de conceito e os primeiros resultados devem sair dentro de alguns meses.

O novo imunizante tem objetivo de facilitar a imunização da população, reduzindo custos logísticos dos processos e otimizando as campanhas de vacinação. Isso porque as pessoas teriam que comparecer aos postos uma única vez para se imunizar contra as duas doenças, que têm como alvo principalmente os idosos.

Ainda não é possível, no entanto, saber com exatidão quando a nova vacina estaria disponível para os ensaios clínicos. 

A atual  vacina da gripe do Butantan utiliza três cepas do vírus da influenza, chamada de trivalente. Já a  ButanVac utiliza o vírus de Newcastle modificado para conter a proteína Spike do coronavírus de forma íntegra. A proposta é a formulação dos quatro componentes juntos para a terceira vacina.

"Se der certo, faremos um teste pré-clínico mais robusto, com maior volume de amostras", afirma o diretor de produção do Butantan, Ricardo Oliveira, à CNN. "Precisamos avaliar como será a interação entre as proteínas para ver se uma vacina não atrapalha a resposta imunológica da outra", completou.

"O Butantan está tentando colocar em uma fase adiantada de desenvolvimento uma vacina que seja única para a gripe e a Covid-19. É um desenvolvimento importante, pois, se conseguirmos, será a primeira vacina do mundo nesta condição", disse Dimas em coletiva na última sexta-feira (18).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!