Tamanho do texto

Bebida é a base de laranja e ajuda a repor os sais minerais perdidos durante as atividades físicas

Uma grande preocupação de quem faz esporte ou atividades físicas nos dias mais quentes  é a boa hidratação. Um atleta mal hidratado, segundo a nutricionista Liane Buchman, da Body Health, pode ter problemas como fadiga, tontura, enjoo, cãibra e desmaio.

Isotônico: reposição de sais é para quem pratica exercícios intensos
Getty Images
Isotônico: reposição de sais é para quem pratica exercícios intensos


Além de beber água antes e durante os exercícios, é possível também ingerir bebidas isotônicas, que ajudam na reposição de sais minerais. E você pode fazer o seu próprio isotônico. Essa é a ideia do chef Rogério Paes, que comanda o food truck "Veggies na Praça". Ele é adepto da bicicleta e serve a bebida a ciclistas. 

Leia mais:  Condicionamento, equilíbirio e alívio do estresse: os benefícios de pedalar

"Nos inspiramos nos isotônicos que são consumidos pelos atletas após uma sessão de treino intenso para repor os sais minerais e vitaminas perdidos ao suar", explica o chef. 

O isotônico criado por Rogério é no sabor laranja. "Porque a laranja é rica em açúcar e carboidratos. Ela fornece muita energia. Também é rica em fibras, vitamina C, vitamina A, vitamina B e vitamina E e mineirais como ferro, zinco, potássio, cálcio, magnésio e manganês. Com tudo isso, é uma fruta antioxidante, que combate os radicais livres e aumenta a imunidade. Uma fruta completa, com benefícios maravilhosos", afirma Rogério. 

Leia também: 

Siga dicas para aproveitar bem as atividades físicas durante o calor

Beber meio litro de água 30 minutos antes de comer ajuda a emagrecer

É verão! Veja alimentos que ajudam na hidratação e até no combate à celulite

Gostou da ideia? Clique na foto e faça seu isotônico. A receita rende 1 litro e o atleta deve beber de 300ml a 500ml após a atividade física. 

Isotônico natural de laranja
Divulgação


Mas vale um alerta para o consumo de isotônicos, naturais ou industrializados, como lembra a nutricionista Liane Buchman: "isotônicos têm calorias e são indicados para quem faz atividades mais longas, com maior gasto calórico". 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.