Tamanho do texto

Bela e movimentada, a orla da capital catalã é passeio obrigatório para quem não gosta de ficar parado

Amplos, os calçadões da orla de Barcelona são um convite a caminhada
Sergi Larripa/Wikimedia Commons
Amplos, os calçadões da orla de Barcelona são um convite a caminhada
Se há um lugar na Europa onde não se encontra dificuldade para correr ou caminhar é Barcelona. Primeira cidade do continente europeu a ter um plano estratégico voltado ao esporte, a capital catalã conta com locais bem equipados para exercitar as pernas e todo o corpo, como os parques de Montjuic e Collserolla.

Além deles, quem está na cidade a trabalho ou a passeio não pode deixar dar uma caminhada pela badalada orla local, com destaque para as praias Sant Sebastián e Barceloneta. Esses dois trechos e todo litoral da capital catalã são intensamente frequentados pelos turistas e moradores da cidade.

Além de admirar a bela vista do Mar Mediterrâneo, correr ou caminhar nas praias catalãs é vantajoso pela estrutura que elas oferecem. Os esportistas têm à disposição equipamentos de ginástica, bebedouros, vestiários, duchas, postos de informações e quiosques que vendem bebidas geladas.

Amplos, os calçadões da orla de Barcelona são um convite a caminhada
Sergi Larripa/Wikimedia Commons
Amplos, os calçadões da orla de Barcelona são um convite a caminhada
Os calçadões à beira mar são amplos e convidativos. O único senão é que eles também são os favoritos de ciclistas e patinadores, o que exige muita atenção para não ser atropelado por algum desatento.

Praias vizinhas, Sant Sebastián e Barceloneta formam um bom percurso para quem quer caminhar por meia hora sem apertar muito o passo. Do começo da primeira até o final da segunda, você percorre cerca de 2km. Se decidir correr, gastará menos tempo, dependendo do fôlego e da empolgação. Enquanto faz esse trecho, você pode admirar grandes atrações do lugar, como as Torres de Sant Sebastián e Marenostrum, o Hotel Arts Barcelona e o Porto Olímpico.

Quem estiver com disposição, pode correr trechos mais longos. Por exemplo, partir de Sant Sebastián, passar pelas praias de Barceloneta, Nova Icária e terminar em Bogatell, totalizando 3km. O percurso pode chegar a 4 km se você incluir mais duas, Mar Bella e Nova Mar Bella. Para que costuma correr ou caminhar longas distâncias a sugestão é fazer um “bate-e-volta”, totalizando 8km. A boa forma e a saúde agradecem.

Seja qual for a rota escolhida, a melhor maneira ir até qualquer ponto da orla de Barcelona é de metrô, existem estações próximas de todas as praias.

O departamento de turismo da cidade disponibiliza na internet um mapa completo sobre a região, cheio de indicações úteis, que funcionam como um bom guia.

Fique esperto:

- No verão, o sol se põe tarde em Barcelona, só escurecendo lá pelas 22h. Dá para passear o dia todo na cidade, descansar no hotel e depois correr/caminhar na “clara noite” catalã

- Nos meses de calor, as altas temperaturas derrubam qualquer um. Evite os horários próximos ao meio-dia


Bons passos:

Localização: orla de Barcelona
Horário de funcionamento: livre
Estacionamento: mais de uma dezena, com fácil acesso
Como chegar: metrô (Estações: Drassanes, Barceloneta, Ciutadella-Vila Olímpica, Bogatell, Llacuna, Poblenou e Selva de Mar)
Entrada: grátis
Vestiários e sanitários: sim

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.