Criança do sexo feminino com máscara
Pixabay/Pedro Wroclaw
Pesquisa feita pela UFRJ apontou para comorbidades como doenças neuromusculares e asma; faixa etária apresenta forma mais grave da covid-19 associada a síndrome


Fatores de risco que levam a  quadros graves de  Covid-19  tem impacto diferente durante infância e fase adulta. Afirmação é resultado de um estudo realizado com 79 crianças e adolescentes, entre 1 mês e 19 anos de idade, internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).


A análise ocorreu em cinco estados (BA, CE, PA, RJ e SP) e apontou que as comorbidades mais comuns em crianças são a encefalopatia não progressiva e doenças respiratórias crônicas, em especial, a asma. Já em adultos, os maiores fatores de risco são a diabetes e doenças cardiovasculares .

A chance de uma criança que apresenta esse histórico ter um  quadro grave de Covid-19 é 5,5 vezes maior quando comparada a uma que não têm. A pesquisa também mostrou que bebês menores de um ano e crianças mais velhas têm a mesma necessidade de ventilação mecânica.

O estudo foi realizado pelo Instituto D'OR de Pesquisa e Ensino da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e outras 13 instituições brasileiras.

Além de problemas respiratórios

As análises apontaram para um quadro mais grave da Covid-19 em pacientes infantis que, mesmo sendo menos de 2% dos casos sintomáticos, podem evoluir para a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica .

Além do pulmão, a síndrome afeta o coração , rins, fígado, intestino, cérebro, pele e baço. Ela é frequentemente associada à febre persistente, acompanhada de pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarreia, dor abdominal, náuseas e vômitos, entre outros diversos sintomas.

Arnaldo Prata, coordenador de pesquisa do Instituto D'OR, alerta: "Os pais devem estar atentos não somente a sintomas respiratórios. Na MIS [sigla da síndrome em inglês], sintomas gastrointestinais são mais comuns. Uma criança com febre e dor abdominal precisa ser avaliada". Fala foi concedida ao jornal O Globo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!