Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Reprodução/Instagram
Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Na última quinta-feira (7), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) , Tedros Gebreyesus , disse que, diante do início das  campanhas de vacinação , a expectativa é que seja possível controlar  a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) até o final deste ano. As informações foram dadas pelo jornalista Jamil Chade, do UOL .

"As  vacinas estão nos dando esperança real de controlar a pandemia nos próximos 12 meses ", afirmou Tedros durante um encontro fechado com governos.

O controle da pandemia não corresponde à erradicação da doença ou ao desaparecimento do vírus, e sim a um cenário em que é possível viver com a Covid-19 sem que esta seja uma ameaça aguda.

A OMS alerta também para a disparidade entre países ricos e nações em desenvolvimento quanto à imunização.

Enquanto nenhum dos 92 países mais pobres do mundo conseguiu dar início à distribuição de vacinas , 36 das economias desenvolvidas e seis países de renda média-alta já estão imunizando as suas populações.

"Isso compromete nosso compromisso coletivo de acesso equitativo . Temos que tomar medidas para resolver isto", disse o diretor-geral da OMS . Ele defende que é necessário haver uma distribuição rápida e igualitária às nações. "Temos uma responsabilidade coletiva de tornar isto uma realidade", afirmou.

"A história não nos julgará gentilmente se falharmos com os países de baixa e média renda em sua hora de necessidade, e compartilhar é do melhor interesse de cada um e de todos os países. Só podemos nos recuperar mais rapidamente como uma comunidade global compartilhando a vacina ", declarou Tedros Gebreyesus .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!