Minha Saúde

enhanced by Google
 

Colesterol e triglicerídeos altos no sangue

Compartilhar:
Conteúdo exclusivo para o iG no Brasil e usado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos

Definição

O termo médico para colesterol e triglicerídeos altos no sangue é distúrbio lipídico. Esse distúrbio acontece quando você tem excesso de substâncias gordurosas no sangue. Essas substâncias incluem o colesterol e os triglicerídeos.

Foto: ADAM

Produtores de colesterol

O colesteral é um material ceroso como gordura encontrado em todas as partes do corpo. Ele vem de duas fontes: nosso fígado o produz e o consumimos na carne e em produtos lácteos que ingerimos.

Nomes alternativos

Distúrbio lipídico; hiperlipoproteinemia; hiperlipidemia; dislipidemia; hipercolesterolemia

Causas, incidência e fatores de risco

O distúrbio lipídico aumenta o risco de aterosclerose e, portanto, de doença cardíaca, AVC, hipertensão e outros problemas.

Existem muitos tipos de colesterol. Os mais discutidos são:

  • Colesterol total — todos os colesteróis combinados
  • Colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade) — frequentemente chamado de colesterol "bom"
  • Colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade) — frequentemente chamado de colesterol "ruim"

Existem vários distúrbios genéticos (transmitidos pela família) que levam a níveis anormais de colesterol e triglicerídeos. Eles incluem:

  • Hiperlipidemia combinada familiar
  • Disbetalipoproteinemia familiar
  • Hipercolesterolemia familiar
  • Hipertrigliceridemia familiar

Os níveis anormais de colesterol e triglicerídeos podem ser causados por:

  • Estar acima do peso ou obeso. Consulte: Síndrome metabólica
  • Alguns medicamentos, incluindo contraceptivos orais, estrógeno, corticoides, alguns diuréticos, bloqueadores beta e certos antidepressivos
  • Doenças como diabetes, hipotireoidismo, síndrome de Cushing, síndrome de ovário policístico e doença renal
  • Uso excessivo de álcool
  • Dietas gordurosas ricas em gorduras saturadas (encontradas principalmente na carne vermelha, nas gemas de ovos e nos laticínios gordurosos) e ácidos graxos trans (encontrados em alimentos processados comerciais)
  • Falta de exercício e estilo de vida sedentário
  • Fumo (que reduz o colesterol "bom" HDL)

Foto: ADAM

Doença das artérias coronárias

As artérias coronárias fornecem sangue ao músculo cardíaco. O suprimento de sangue através dessas artérias é crucial para o coração.

A doença das artérias coronárias normalmente resulta do acúmulo de material adiposo e placas, uma condição chamada aterosclerose. Conforme as artérias coronárias estreitam, o fluxo de sangue ao coração pode ficar mais lento ou parar, causando dor no peito (angina estável), falta de ar, ataque cardíaco ou outros sintomas.

Leia no Guia de Primeiros Socorros do iG Saúde como agir em caso de infarto
 

Exames e testes

Consulte Perfil de risco coronário para obter mais informações sobre quando fazer exames.

Os exames para diagnosticar um distúrbio lipídico podem incluir:

Tratamento

O tratamento depende da idade, do histórico de saúde, de fumar ou não e de outros fatores de risco para doença cardíaca, como:

  • Diabetes
  • Hipertensão mal controlada
  • Histórico familiar de doença cardíaca

Os valores recomendados para adultos diferem de acordo com os fatores de risco acima, mas de modo geral:

  • LDL: 70 a 130 mg/dL (números menores são ideais)
  • HDL: mais de 40 a 60 mg/dL (números maiores são ideais)
  • Colesterol total: menos de 200 mg/dL (números menores são ideias)
  • Triglicerídeos: 10 a 150 mg/dL (números menores são ideias)

Existem medidas que todos podem tomar para melhorar os níveis de colesterol e ajudar a evitar doenças cardíacas e ataque cardíaco. Estas são as mais importantes:

  • Faça uma dieta saudável para o coração, com abundância em frutas e verduras ricas em fibra. Evite gorduras saturadas (encontradas principalmente em produtos animais) e ácidos graxos trans (encontrados em fast foods e produtos assados comercialmente). Em vez disso, escolha gorduras insaturadas
  • Faça exercícios regularmente para ajudar a aumentar o seu HDL (colesterol "bom")
  • Faça check-ups e exames de colesterol periodicamente
  • Emagreça se estiver acima do peso
  • Pare de fumar

Se as mudanças no estilo de vida não alterarem suficientemente seus níveis de colesterol, seu médico poderá receitar medicamentos. Existem vários tipos de medicamentos disponíveis para ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue, e eles atuam de maneiras distintas. Alguns são melhores para diminuir o colesterol LDL, alguns são bons para reduzir os triglicerídeos e outros ajudam a aumentar o colesterol HDL.

Os medicamentos mais usados e mais eficazes no tratamento de colesterol LDL alto são chamados de estatinas. Seu médico poderá escolher um destes: lovastatina, pravastatina, sinvastatina, fluvastatina, atorvastatina e rosuvastatina.

Outros medicamentos que podem ser utilizados incluem resinas sequestradoras de ácidos biliares, inibidores da absorção do colesterol, fibratos e ácido nicotínico (niacina).

Evolução (prognóstico)

Se for diagnosticado com colesterol alto, você provavelmente precisará manter as mudanças no estilo de vida e o tratamento farmacológico por toda a sua vida. Pode ser necessário o monitoramento periódico dos seus níveis de colesterol no sangue. Reduzir os níveis altos de colesterol diminuirá a progressão da aterosclerose.

Complicações

As possíveis complicações do colesterol alto abrangem:

As possíveis complicações dos triglicerídeos altos abrangem:

Ligando para seu médico

Se você tem colesterol alto e outros fatores de risco para doença cardíaca, marque consultas conforme recomendado por seu médico.

Prevenção

Os exames de colesterol e triglicerídeos são importantes para identificar e tratar níveis anormais. A U.S. Preventive Service Task Force (Força Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA) recomenda que os homens a partir de 35 anos e as mulheres a partir de 45 anos devem verificar seus níveis de colesterol.

Para ajudar a prevenir o colesterol alto:

  • Tenha uma dieta balanceada e pobre em gorduras
  • Mantenha um peso saudável
  • Faça exercícios regularmente

Referências

Expert Panel on Detection, Evaluation, and Treatment of High Blood Cholesterol in Adults. Executive summary of the third report of the National Cholesterol Education Program (NCEP) expert panel on detection, evaluation, and treatment of high blood cholesterol in adults (Adult Treatment Panel III). JAMA. 2001;285:2486-2497. Updated 2004.

U.S. Preventive Services Task Force. Screening for lipid disorders in adults: U.S. Preventive Services Task Force recommendation statement. Rockville (MD): Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ); 2008 Jun.

U.S. Preventive Services Task Force. Screening for Lipid Disorders in Children. US Preventive Services;Task Force recommendation statement. Pediatrics. 2007;120(1):e215-9.

Daniels SR, Greer FR; Committee on Nutrition. Lipid screening and cardiovascular health in childhood. Pediatrics. 2008;122(1):198-208.

Semenkovich CF. Disorders of lipid metabolism. In: Goldman L, Ausiello D, eds. Cecil Medicine. 23rd ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2007:chap 217.

Atualizado em 20/5/2011, por: David C. Dugdale, III, MD, Professor of Medicine, Division of General Medicine, Department of Medicine, University of Washington School of Medicine. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.

Todas as doenças

A A.D.A.M., Inc. é reconhecida pela URAC, também chamada de American Accreditation HealthCare Commission (Comissão de Reconhecimento de Cuidados de Saúde) – www.urac.org. O programa de reconhecimento da URAC é uma auditoria independente com o objetivo de verificar se a A.D.A.M. segue padrões rigorosos de qualidade e responsabilidade. A A.D.A.M. está entre as primeiras empresas a conquistar essa importante distinção para informações e serviços de saúde on-line. Saiba mais sobre a política editorial, o processo editorial e a política de privacidade da A.D.A.M. A empresa é também um membro fundador da Hi-Ethics e segue os princípios da Health on the Net Foundation (Fundação da Saúde na Internet) – www.hon.ch.

As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- 2011 A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

Ver de novo