Tamanho do texto

Em entrevista exclusiva ao iG, instrutor de ioga fala sobre a importância da respiração e da meditação contra o estresse

Swami Paramtej demonstra uma das posições de ioga
David Santos Jr / Fotoarena
Swami Paramtej demonstra uma das posições de ioga
Nascido em Deli, na Índia, Swami começou a meditar aos 10 anos, por conta própria. Apenas aos 27 anos, em dezembro de 2000, conheceu Sri Sri Ravi Shankar, fundador da Arte de Viver , e em janeiro do ano seguinte concluiu seu primeiro curso da instituição.

Desde então, o guru indiano dedica-se a aprimorar seus conhecimentos de meditação, ioga e respiração para repassá-los. Paramtej, instrutor sênior da Fundação Arte de Viver, esteve no Brasil para um curso sobre essas técnicas de respiração contra a ansiedade e estresse e falou com exclusividade ao iG Saúde . Veja a seguir alguns trechos da entrevista:

iG: Como a ioga, a meditação e a respiração podem melhorar a vida?

Swami Paramtej: Nós somos a combinação de corpo e alma. Se olharmos para o nosso dia a dia, não temos como fugir do estresse. Nosso modo de vida e nossos hábitos estão nos deixando mais estressados. Por meio da ioga, da respiração, o corpo fica melhor, e pela meditação, a mente fica mais forte e relaxada. É um modo de vida, uma necessidade. Sem meditação, não há como relaxar a mente.

iG: Como unir essas três coisas?
Swami Paramtej: Nossa sugestão é um programa simples onde aprende-se ioga. As pessoas tendem a achar que a prática é uma coisa chata, que você se senta, fecha os olhos por horas, mas não é. No entanto, são necessárias algumas habilidades.

Ao segurar uma guitarra, você não se tornará um guitarrista. É preciso aprender sobre as cordas, onde colocar os dedos. É o que ensinamos.

iG: Qual a diferença entre a respiração ensinada e a respiração que fazemos o tempo todo?
Swami Paramtej: Respirar tem muitos segredos. Quando estamos felizes ou relaxados, todo o nosso corpo está em equilíbrio. O corpo tem um ritmo. Você come a uma certa hora, sente sono a uma certa hora... respirar também tem seu ritmo. Quando fazemos a respiração com a técnica, retomamos o ritmo normal do corpo e voltamos ao equilíbrio. Nossa natureza é pacífica, mas nosso estilo de vida é tão estressante, que precisamos reaprender como fazer as coisas de modo natural.

Indiano pratica ioga desde os 10 anos e hoje percorre o mundo ensinando a prática
David Santos Jr / Fotoarena
Indiano pratica ioga desde os 10 anos e hoje percorre o mundo ensinando a prática
iG: Como lidar com os problemas da mente?
Swami Paramtej: As pessoas gastam milhões comprando remédios para doenças como a depressão. Fingir que o lixo não existe não melhora a limpeza, você tem que jogar o lixo fora, e é isso que a respiração faz, que a ioga e a meditação fazem: jogam o estresse, a depressão para fora do corpo. As técnicas estão aí é só usá-las.

iG: Qual o caso mais tocante que o senhor já presenciou ?
Swami Paramtej: Foi em Bangcok, na prisão. Lá, quem é preso por tráfico de drogas fica atrás das grades pelo resto da vida. Eu estava ensinando as técnicas de respiração, e um dos detentos falou: “Queria ter conhecido essas técnicas antes, pois assim nunca teria me envolvido com drogas.”

iG: Vi que o senhor tem facebook e twitter. Essas ferramentas ajudam de alguma forma?
Swami Paramtej: Muitas pessoas não sabem como chegar até mim ou como me encontrar, então o facebook serve para as pessoas me perguntarem as coisas e eu consigo responder por ali. Já o twitter eu criei porque queria saber o que estava acontecendo no mundo de forma rápida.

iG: Acho que nós temos uma tendência a acreditar que quem é muito ligado à espiritualidade não é tão ligado à tecnologia...
Swami Paramtej: Eu tenho smartfone e checo emails sempre. Temos de estar em contato com todo o mundo. Precisamos ser a combinação entre ciência, modernidade, tecnologia e espiritualidade. Tudo o que for demais, é prejudicial, vira um problema. Na nossa sociedade, o materialismo ficou exagerado, então você precisa do espiritualismo para equilibrar.

iG: Você acha que o estresse é o grande mal da vida moderna?
Swami Paramtej: Tudo está relacionado ao estresse. As pessoas não sabem como lidar com a própria mente. A pressão diminui a energia. No dia a dia, nós ficamos bravos, tristes, mas a situação que nos leva a isso estão lá. As pessoas te dizem: “não fique bravo”. Mas a situação te leva a isso. Respirar corretamente pode ajudar nessas horas.

Faça o teste e veja qual seu nível de estresse


O guru indiano mostrou uma das técnicas de respiração ensinadas no curso, veja:




    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.