
Dois anos atrás, quando a soldado Shamika Burrage, de 21 anos, sobreviveu a um grave acidente de carro, ela jamais pensou que poderia recuperar o que havia perdido naquele dia: sua orelha esquerda.
Leia também: Com doença rara, francês passa por transplantes de rosto e ganha nova identidade
No entanto, graças a uma nova técnica cirúrgica, desenvolvida pelo centro médico da Marinha no Texas, Estados Unidos, Burrage poderá ter a parte do corpo de volta. Apesar da notícia animadora, o que mais chama atenção é a maneira inusitada como ela está recuperando sua orelha , conforme mostrou a reportagem da CNN .
A emissora afirma que cirurgiões plásticos colheram cartilagens de uma costela de Burrage para criar o novo órgão e depois o implantaram sob a pele de seu antebraço. Em seguida, os especialistas do Centro Médico Militar William Beaumont, em El Paso, transplantaram com sucesso a orelha do braço para a cabeça da paciente.
Segundo o chefe de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva do centro médico, tenente-coronel Owen Johnson III, essa é a primeira vez que as Forças Armadas utiliza o método, chamada de sobreposição livre pré-laminada de antebraço .
Uma das vantagens do método procedimento é que reduziu a necessidade de mais cicatrizes ao redor da orelha de Shamika. Além disso, o crescimento da órgão sob a pele de seu antebraço permitiu que se formassem novos vasos sanguíneos.
"[A orelha] terá novas artérias, veias e até novos nervos. Ela poderá senti-la", afirmou Johnson ao site da Marinha dos Estados Unidos.
A soldada ainda deve ser submetida a duas cirurgias, mas se sente mais otimista sobre seu futuro desde que sobreviveu ao acidente. "Foi um processo longo, mas estou de volta", declarou.
Leia também: Polegar de fazendeiro é substituído por dedão do pé após ataque de touro
Outro caso na China

Apesar de ser uma técnica ousada e ainda pouco utilizada, outros médicos já realizaram o mesmo procedimento em pacientes para reconstruir órgãos perdidos em acidentes. No caso de um chinês, que não teve o nome divulgado, a situação foi particularmente muito semelhante à de Burrage.
Ele acabou perdendo uma das orelhas após um acidente de carro em 2015 . Para não ficar sem o órgão, um cirurgião plástico da China criou uma orelha artificial a partir de cartilagem retirada das costelas do paciente. Depois, o órgão foi implantado no braço do homem para se adaptar ao organismo e se desenvolver completamente até que fosse colocado novamente em seu rosto.
Leia também: Homem com mão costurada no estômago para evitar amputação quer nova cirurgia