Minha Saúde

enhanced by Google
 

Teste ergométrico

Compartilhar:

O que é

Exame de análise do funcionamento do sistema cardiovascular quando submetido a esforço físico progressivo – pode ser feito em bicicleta ou esteira ergométrica.

Para que serve

Avalia o funcionamento do sistema cardiovascular e suas adaptações ao aumento progressivo da carga de exercício. Seus principais objetivos são avaliar e diagnosticar a presença de doença arterial coronária, medir a capacidade funcional cardiorrespiratória, detectar arritmias desencadeadas com o esforço e anormalidades da pressão arterial. Também é usado para a avaliação funcional de alguma doença cardíaca já conhecida e para orientar a prescrição de exercícios físicos.

Como é feito

Entre o preparo e a realização, o exame pode durar até uma hora. Depois de medir a pressão e os batimentos cardíacos em repouso, são colados eletrodos no tórax, ombros e abdome do paciente. Os eletrodos estão ligados a um eletrocardiograma. Pede-se ao paciente que caminhe na esteira (ou pedale na bicicleta ergométrica) por um tempo. Geralmente, o teste de esforço para quando se atinge 85% da frequência cardíaca máxima prevista para a idade do paciente.

Preparo

O paciente deve fazer o exame com roupa adequada para prática de atividade física e não deve realizar esforço antes do teste. Também não deve fumar ou ingerir substâncias que contenham cafeína nas duas horas prévias. A alimentação deve ser normal nas duas horas antecedentes (nunca realizar o exame em jejum). A suspensão das medicações de uso regular fica a critério médico. Para adequada colocação e fixação dos eletrodos no tórax dos homens pode ser necessário raspar os pelos.

Valores de referência

O teste ergométrico obrigatoriamente, será realizado por médico cardiologista capacitado, que irá avaliar as variáveis cardiovasculares e os traçados eletrocardiográficos durante todo o exame. Ao final, o médico emite seu laudo com todas as variáveis medidas e suas impressões diagnósticas.

Todos os exames
Ver de novo