17 alimentos para melhorar a imunidade

Por iG São Paulo

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Pessoas ficam mais gripadas no inverno e culpam a baixa imunidade; aumentar as defesas com alimentação é possível

É de lei. Com a chegada do inverno, começam também as reclamações sobre gripes e resfriados e vem à tona a frase pronta: "A culpa é da mudança do tempo". Daí em diante, tem inídio a maratona de médicos, remédios e até dias de licença do trabalho por conta da febre e dor no corpo. 

Mas, ao contrário do que muita gente pensa, não é a baixa temperatura que faz uma pessoa ter gripe, mas sim os ambientes fechados e com muitas pessoas circulando, o que concentra e facilita a transmissão dos vírus ou bactérias. E aí é que entra o papel de um bom sistema imunológico: quando o vírus entra no organismo, ele é capaz de eliminá-lo sem sofrimento.

O problema é que, na maioria das pessoas, a imunidade não anda boa. Para aumentá-la é fundamental ter boas noites de sono, fazer exercícios físicos, controlar o estresse e, claro, ter uma boa alimentação.

Veja alimentos que turbinam a imunidade e protegem o corpo dos vilões do frio:

Probióticos: iogurtes e leites fermentados têm microorganismos que fortalecem o sistema imunológico. Foto: Getty ImagesAlho: fonte de alicina, estimula a resposta imunológica. Foto: Getty ImagesGeleia real: estimula o sistema imunológico, combatendo infecções por vírus e bactérias.. Foto: Thinkstock/Getty ImagesChá branco: rico em catequina, poderoso antioxidante. A substância ainda fortalece o sistema imunológico. Foto: Thinkstock/Getty ImagesPólen: rico em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na formação de anticorpos, fortalecendo o organismo. Foto: Thinkstock/Getty ImagesFrutas cítricas, como o limão.... Foto: Getty Images... laranja.... Foto: Getty Images... e toda a variedade. Elas são clássicas no reforço à imunidade, graças à alta concentração de vitamina C. Foto: Getty ImagesAcerola: riquíssima em vitamina C (30 a 50 vezes mais que a laranja), que age na reconstituição dos leucócitos em períodos de queda de resistência. Foto: Getty ImagesGengibre: é expectorante, reduz a inflamação e a dor.. Foto: Getty ImagesChá-verde: também é rico em catequina, antioxidante poderoso. Foto: Thinkstock/Getty ImagesCogumelo shitake: contém lentinana, substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo. Foto: Thinkstock/Getty ImagesTomate: fonte de betacaroteno, ajuda as células imunitárias. Foto: Getty ImagesÓleo de coco: rico em ácido láurico e caprílico, possui atividade antiviral e antibacteriana. Foto: Thinkstock/Getty ImagesCenoura: o betacaroteno presente na cenoura atua contra infecções. Foto: Getty ImagesCouve: essas folhas verde-escuras têm antioxidantes fundamentais para manter a imunidade em alta. Foto: Getty ImagesMel: contém substâncias que agem como antibióticos naturais. Eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados. Pode ser coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. Foto: Thinkstock Photos

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