Quer comer bem? Mantenha alimentos saudáveis por perto

Pesquisa mostrou que manter frutas e verduras ao alcance dos olhos e das mãos ajuda ter uma alimentação saudável

The New York Times |

Getty Images
Lanche: manter frutas e verduras ao alcance das mãos ajuda a ter uma dieta mais saudável
Estudantes universitários são mais propensos a lanchar com frutas frescas e vegetais, quando estas opções saudáveis são colocadas em locais fáceis de alcançar, sugere um novo estudo.

Veja o infográfico: você é o que você come

Eles também comiam mais frutas quando elas estavam claramente visíveis para eles, de acordo com o estudo publicado na recém-lançada versão online da revista Environment and Behavior.

Para o estudo, Gregory Privitera, um professor assistente de psicologia na Universidade St. Bonaventure, de Nova York, e Creary Heather, estudante de graduação da mesma instituição, recrutaram 96 estudantes universitários e lhes ofereceram frutas e legumes. Fatias de maçã e cenouras baby foram colocadas em taças transparentes e opacas posicionadas em mesas próximas aos participantes ou sobre uma mesa a cerca de dois metros de distância.

Siga o iG Saúde no Twitter

Os alunos foram deixados a sós com os alimentos por 10 minutos. Durante esse tempo, revelou o estudo, eles foram mais propensos a comer as frutas e vegetais quando estes foram colocados próximo deles. Tornar o alimento mais visível fez os alunos comerem mais maçãs, mas o mesmo não ocorreu com as cenouras. Os pesquisadores sugeriram que o fato da fruta ser mais doce do que a cenoura pode ter gerado mais motivação para comer as maçãs.

“Maçãs, mas não cenouras, contêm açúcar, componente conhecido por estimular regiões cerebrais de recompensa que nos induzem a querer alimentos doces”, explicaram os autores do estudo na revista.

“Assim, fatias de maçã podem ser mais atraentes do que a cenoura”.

As descobertas podem oferecer a faculdades e universidades ideias de como melhorar o layout de seus refeitórios para promover uma alimentação mais saudável entre os estudantes.

“As instalações de muitos restaurantes nos campi universitários são estruturados em forma de bufê”, escreveram os pesquisadores. Colocar alimentos saudáveis mais visíveis, próximos de áreas de estar ou de entradas, ou em recipientes abertos na frente do bufê, poderia aumentar a ingestão destes alimentos, disseram os pesquisadores.

Continue lendo sobre alimentação saudável:
O lado negativo dos alimentos saudáveis
Orgânicos: mais saudáveis e mais caros
O que são prebióticos e probióticos

    Leia tudo sobre: alimentaçãofrutasverduraspesquisa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG