Alimentação

enhanced by Google
 

Sucos que acordam e fazem dormir

Nutricionista sugere cinco receitas para dar o ritmo certo a cada momento do dia

Bruno Folli, iG São Paulo | 07/02/2011 12:41

Compartilhar:

Foto: Thinkstock Photos

Acerte na escolha entre sucos energéticos e relaxantes

Os sucos naturais são mais do que alternativas saudáveis para hidratar o corpo. Eles também ajudam a definir o ritmo do organismo; dão energia e disposição logo pela manhã ou desaceleram o metabolismo antes de dormir. Basta escolher as combinações certas para cada situação.

A nutricionista Fátima Domingues, do Hospital São Cristóvão Saúde, preparou cinco receitas a pedido do iG Saúde, sendo uma para cada momento do dia. A ideia é usar os sucos como alternativas de refeições intermediárias, aquelas feitas entre as refeições principais – café da manhã, almoço e jantar.

Para acordar

O primeiro suco do dia serve para despertar o organismo e dar energia para trabalhar, estudar e se exercitar. É uma combinação simples de limão, couve-manteiga e gengibre. “Ele é rico em ferro e vitamina C, auxilia na absorção de minerais”, ressalta a nutricionista.

Ingredientes:

- 2 folhas de couve
- Suco de 2 limões
- 3 lascas de gengibre
- Gelo

Preparo:

Rasgue as folhas de couve com as mãos e bata com os outros ingredientes no liquidificador. O consumo deve ser imediato.

A vitamina C do limão fortalece o sistema imunológico e protege o organismo contra eventuais exposições a vírus no decorrer do dia. A fruta traz mais benefícios ainda se for consumida sem ser coada. Isso porque há fibras solúveis em seu bagaço, que agem como detergentes de gordura. Já o gengibre, conta a nutricionista, tem enzimas que auxiliam o processo de digestão. “Elas eliminam toxinas do organismo”, afirma.

Para dormir

Outra sugestão da nutricionista é para o final do dia, um suco para tomar antes de dormir. “Ele é relaxante e combate a insônia”, afirma.

Ingredientes:

- 1 xícara de chá de erva-cidreira gelado
- 1/2 pera
- 1 maracujá

Preparo:

Ferva a água, desligue o fogo e coloque as folhas e ramos de erva-cidreira. Tampe e deixe abafado por aproximadamente 10 minutos. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se preferir, a pera pode ser substituída pela maçã. O consumo deve ser imediato.

A nutricionista conta que o maracujá, por ser uma passiflora, tem propriedades sedativas. “A erva-cidreira também é um sedativo natural", afirma.

A pêra serve para suavizar o sabor ácido do maracujá, que nem sempre agrada a todos os paladares. “A fruta contém propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres”, acrescenta.

Para o meio do dia

Além dos sucos para começar e para terminar bem o dia, a nutricionista preparou três receitas para o período da tarde. Neste horário, é difícil estabelecer um suco padrão, pois a necessidade calórica pode variar muito.

Se você tem o dia puxado e requer mais energia, a nutricionista recomenda a poderosa receita laranja, beterraba, mamão e açaí.

“A energia vem do açaí. Mas a composição do suco apresenta antioxidantes naturais (vitamina C e A), há também carotenóides, ácido fólico e fibras. Tudo ajuda a combater radicais livres e colesterol”, avalia.

Ingredientes:

- Suco de 1 laranja
- 1/4 de beterraba crua
- 1/4 de mamão papai;
- 2 colheres (sopa) de açaí (polpa ou massa congelada).

Preparo:

Bata tudo no liquidificador e beba imediatamente.

Mas se você prefere não abusar das calorias porque está querendo emagrecer, experimente a receita de suco vermelho. “O licopeno, que dá a coloração vermelha, é famoso pela prevenção ao câncer de próstata”, conta Fátima.

Ingredientes:

- 1 copo de suco de melancia batida sem água
- 5 morangos

Preparo:

Bata tudo no liquidificador e beba imediatamente.

Simples e básico

Por fim, se o seu dia é muito corrido, sem tempo para preparar receitas complexas no meio da tarde, existe uma alternativa bem mais simples, fácil de encontrar em qualquer padaria ou lanchonete próxima ao trabalho.

Nada mais básico do que um suco de laranja com limão. “Além de ser muito refrescante, ele é riquíssimo em vitamina C e fibras”, aponta ela.

Tais substâncias combatem os radicais livres, relacionados ao processo de envelhecimento, e o mau colesterol.

“O suco ainda ajuda o organismo a absorver ferro e outros minerais”, afirma a nutricionista.

A receita deve ter um limão, sem casca ou caroço, para cada laranja, sem casca ou caroço. Abuse do gelo. Evite adoçar com açúcar e prefira beber sem coar, para melhor aproveitar as fibras.

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo