Bem-Estar

enhanced by Google
 

Chá: receita natural que ajuda a dormir

A infusão de algumas ervas pode ser uma ajuda a tanto para cair no sono

Bruno Folli, iG São Paulo | 12/06/2010 14:50

Compartilhar:

Quem passa pelo menos três noites por semana com dificuldade para dormir, por mais de um mês seguido, provavelmente sofre de insônia crônica e precisa de tratamento médico. Mas se o problema não é tão grave assim, pode ser que um empurrãozinho de plantas naturais já resolva a situação.

Como é sabido há tempos pela tradição popular, existe uma série de chás relaxantes que podem ajudar a dormir. Agora, médicos e nutricionistas têm estudado o efeito dessas plantas para melhorar a forma de prescrição delas.

Foto: Thinkstock/Getty Images

O chá natural pode ser um grande aliado do sono

“Existem plantas, como a valeriana, que só devem ser tomadas com indicação médica”, alerta a nutricionista e farmacêutica Lucyanna de Jorge Kalluf, da Asbran (Associação Brasileira de Nutrição).

A recomendação existe porque a planta, embora natural, interfere no metabolismo e provoca diversas reações no organismo. “Há risco de interação com antidepressivos, ansiolíticos e qualquer outra medicação que atue no sistema nervoso central”, explica Vanderlí Marchiori, nutricionista da Apan (Associação Paulista de Nutrição). Para grávidas, a substância não é indicada.

A regra da interação com medicamentos vale para qualquer tipo de chá, embora o risco seja bem menor nos demais casos.

Calmantes

A valeriana age sobre os neurotransmissores e induz o sono, tendo efeito também na manutenção de estágios mais profundos do sono. Mas existem outras plantas que atuam de forma diferente, como calmantes.

“Isso é importante para dar início ao processo do sono, que começa com o relaxamento”, esclarece a médica Lilian Takeda, especialista em medicina tradicional chinesa.

Além da camomila, já bastante conhecida, há também a passiflora, a melissa e o capim-limão, todos classificados como calmantes.

“Eles devem ser tomados por infusão. O preparo é com duas colheres do chá para cada xícara de água. Deixe em infusão por cinco a 10 minutos e beba”, recomenda Lucyanna.

Outra dica é comer banana com mel e aveia antes de dormir. “Isso ajuda a liberar triptofano, que é um precursor da serotonina e melatonina (substâncias ligadas ao sono). Assim, a qualidade do sono é maior e a ação das plantas pode ser potencializada”, recomenda Vanderlí.

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo