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Bem Estar
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Emagreça com a dieta da aveia

Incluído na alimentação diária, o cereal pode auxiliar o controle de peso. É o que aponta um estudo da Universidade de São Paulo

Yara Achôa, iG São Paulo |

Foto: Thinkstock/Getty Images Pequenas porções diárias de aveia ajudam no controle de peso

O consumo regular de aveia contribui de várias maneiras para a saúde e o bem-estar. Os efeitos positivos vão de melhora do trânsito intestinal ao controle do colesterol sanguíneo, controle glicêmico e da síndrome metabólica.

Agora, um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP), coordenado pela nutricionista Ana Maria Pita Lotternberg, pretende demonstrar que o consumo regular de aveia ajuda também no controle de peso. “Isso acontece possivelmente por meio do aumento da sensação de saciedade promovida pelos grãos”, diz a pesquisadora.

Dados preliminares do trabalho indicam que no período de seis semanas de intervenção, os participantes da pesquisa que incluíram aveia no cardápio perderam em média 2,6% do peso, enquanto o grupo que consumiu placebo teve, em média, redução de 1,6% - diferença estatisticamente significativa, segundo os especialistas. O estudo deve ser concluído até o final do ano, com os dados de parâmetros bioquímicos analisados.

Pesquisas anteriores demonstraram que as fibras solúveis (como as contidas na aveia) também podem agir na modulação de hormônios envolvidos no controle de ingestão alimentar. Por isso, o alimento continua no foco de uma série de estudos para avaliar seus efeitos sobre o controle do consumo alimentar.

Intestino “reloginho”

“A aveia é um cereal de alta qualidade nutricional, rico em proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e fibras solúveis”, diz a nutricionista Vanderli Marchiori, secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE), de São Paulo.

Entre os benefícios mais conhecidos da aveia, está a regulação do funcionamento intestinal. Estima-se que a obstipação intestinal atinja 28% da população mundial. E entre as formas de tratamento mais indicadas está a inclusão de fibras na dieta.

Um estudo de 2008, conduzido pelos pesquisadores Bärbel Sturtzel e Ibrahim Elmadfa, do Departamento de Ciência Nutricional, da Universidade de Viena, na Áustria, demonstrou que o uso de fibras de aveia pode inclusive descontinuar o uso de laxantes na regulação do intestino. O estudo utilizou biscoitos preparados com fibras de aveia e farelos de aveia na dieta habitual de 30 pacientes acima de 50 anos por 12 semanas. Comparados ao grupo controle, o grupo que consumiu os biscoitos reduziu em até 60% o uso de laxantes. Os voluntários não ganharam peso com o acréscimo dos biscoitos.

Coração

A ingestão de fibras de aveia, associada a uma dieta com baixos teores de gordura saturada e colesterol, também combate o colesterol alto e pode diminuir os riscos de doenças cardíacas.

A principal substância de combate ao colesterol presente na aveia é o beta-glutano, uma fibra solúvel que age no trato intestinal. Isso interfere na absorção e produção do colesterol, ou seja, uma quantidade maior de gordura é eliminada da corrente sanguínea.

Representada por um conjunto de fatores de risco cardiovascular, a síndrome metabólica também está na mira da aveia. Estudos epidemiológicos têm demonstrado que a ingestão de cereais ricos em fibras e alimentos de baixo índice glicêmico podem estar associados à diminuição do diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, atuando no controle da síndrome.

Para resultados eficientes, a aveia deve ser consumida diariamente, em pequenas porções. “Uma colher (sopa) do cereal adicionada a uma fruta no café da manhã, contribui para o controle do apetite durante o dia e pode auxiliar o emagrecimento. À noite, consumida com banana e mel, melhora a qualidade do sono, o que também ajuda a evitar a compulsão alimentar”, explica a nutricionista Vanderli Marchiori.

Ela pode ser acrescentada ao leite, adicionada à sopa ou misturada a qualquer outro alimento. Confira a seguir o cardápio de 1200 calorias, que incluí pequenas doses diárias de aveia. 

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