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Rico em proteínas, ele tem múltiplas funções: na saúde é base para vacinas

Fonte de proteína e com um alto valor biológico, o ovo está presente em todos os tipos de cozinha. Preparar um ovo, seja cozido ou frito, não requer prática e tampouco conhecimentos gastronômicos. As possibilidades do alimento, porém, vão muito além da cozinha.

O ovo foi usado como matéria-prima da vacina contra a gripe H1N1. Nele, o vírus foi inoculado e reproduzido. Além do imunizante, o alimento tem propriedades essenciais para a saúde. A pedido do Delas , a nutricionista Solange Saavedra, do Conselho Regional de Nutrição de São Paulo, preparou um guia de curiosidades sobre o alimento:

Ovo: na alimentação, ele pode substituir outras fontes de proteina como carne e leite
Getty Images/Photodisc
Ovo: na alimentação, ele pode substituir outras fontes de proteina como carne e leite
-O ovo é uma importante fonte de proteínas de alto valor biológico, lipídios, vitaminas A, D e ácido fólico, e diversos minerais como fósforo, sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro e selênio, além do próprio colesterol, que é um tipo de gordura que tem funções importantes no organismo

-O colesterol é necessário para o funcionamento adequado do organismo. Grande parte do colesterol que o corpo precisa é produzido pelo fígado, que regula essa produção em função das necessidades de cada indivíduo

-Além de nutrientes, o ovo tem substâncias carotenóides, como a luteína e a zeaxantina, que ajudam a prevenir a degeneração ocular, a principal causa de cegueira nos idosos

-Outro nutriente de alto valor que está presente na gema de ovo é a colina. Ele é importante no desenvolvimento cerebral do feto e da criança e, também, para a memória

-A diferença de cores da casca do ovo (branco e vermelho) depende da raça das galinhas, mas os dois tipos são nutricionalmente equivalentes

-As cores e tamanhos diferentes (pequeno, médio, grande, extra e jumbo) são usados para classificar os ovos quando da sua comercialização, interferindo apenas no preço do produto

-A clara representa em torno de 50% do peso total do ovo. Ela é rica em água e sua principal proteína é a ovoalbumina. A gema corresponde a cerca de 30% do total e a casca a 12% do conteúdo do ovo

-O ovo pode ser o prato principal substituindo outros alimentos que são fontes de proteínas (carnes, peixes, frango e leite)

-A recomendação é utilizar os ovos à temperatura ambiente (não gelados) e com as cascas íntegras (sem rachaduras) para então colocá-los na água para cozinhar; isso evitará rachaduras ao longo do preparo

-O uso de ácido (suco de limão ou vinagre) na água de cocção ajuda na coagulação das proteínas da clara, mas não evita a rachadura da casca do ovo

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