Alimentos e dicas práticas para não cair nas ciladas do cansaço e da fome durante a maratona de compras de fim de ano

Você não faz parte do grupo dos organizados que já fizeram todas as compras de Natal e, para piorar, a sua lista de coisas a fazer e comprar está a cada dia mais longa e o único tempo disponível é o fim de semana.

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Em dezembro, quem decide – ou precisa – fazer compras nos dias e horários de pico em shopping centers e zonas de comércio pode estar se metendo numa cilada de cansaço e estresse que pode se refletir na saúde.

Maçã: fácil de carregar na bolsa, é um lanche saudável que ajuda a saciar a fome
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Maçã: fácil de carregar na bolsa, é um lanche saudável que ajuda a saciar a fome

A nutricionista Erika Almeida, da consultoria em nutrição Vital&Nutri , lembra que as pessoas vão às compras sem se dar conta de que talvez tenham de passar horas a fio nessa atividade. Na ansiedade para encontrar o presente planejado ou de terminar tudo o mais rápido possível, não param para descansar, se esquecem de beber água, de ir ao banheiro e de comer nos intervalos entre uma grande refeição e outra. Quando percebem, já estão com sede, exaustos e famintos.

“Nessa situação mais crítica fica quase impossível resistir aos alimentos ricos em gordura, açúcar e sódio ofertados nas praças de alimentação e lanchonetes de rua” alerta Erika.

“Quanto maiores o cansaço e a fome, menor é o poder de decisão para escolher aquilo que é mais saudável para o organismo.”

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O resultado desses pequenos deslizes pode ser um duro golpe na dieta e na saúde. Para muitos, o jejum prolongado se transforma em mau humor. Para outros, no entanto, passar muito tempo sem comer gera fraqueza, náuseas e até desmaios – a famosa hipoglicemia.

"Para evitar problemas, a regra básica segue valendo: não saia de casa com fome. Seja organizado e se planeje para parar e lanchar assim como se planeja com as compras. E não esqueça de levar uma garrafinha de água sempre com você”, orienta Erika.

Veja a seguir sugestões de lanches práticos e saudáveis para comer durante as compras:

- 1 unidade de fruta fresca para comer com casca (maçã, pera, ameixa, uva sem caroço)

- 1 punhado de frutas secas e/ou oleaginosas (damasco, passas, tâmara, castanhas, nozes, amêndoa, amendoim, ameixa-seca)

- 1 saco pequeno (100g) de soja ou de torrada

- 1 punhado de semente de girassol ou de abóbora assada

- 1 barra de cereal sem chocolate

- 6 unidades de cenoura baby (ou 1 cenoura média cortada em palitos)

- 6 unidades de biscoito integral

Outras dicas úteis:

- Se for ao shopping com crianças, leve na bolsa algum lanchinho para elas e tente passar longe da praça de alimentação (ou vai ter de entrar na fila do sorvete...)

- Faça pausas periódicas para descansar um pouquinho, beber água e ir ao banheiro

- Caso seja obrigado a comer no shopping ou na rua, opte por bufê e escolha alimentos leves, como salada e carnes magras grelhadas

- Pense adiante: se vai ficar mais de três horas comprando, já escolha o local da refeição antes de ficar com fome. Se possível, reserve uma mesa e esteja lá no horário marcado

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