Mitos e verdades sobre a ingestão de água

Por iG São Paulo *

Texto

Tire suas dúvidas sobre esse líquido essencial para o bem-estar e a saúde do corpo

Uma pessoa seria capaz de suportar até 200 dias sem comer. Sem água, porém, a resistência é bem menor: após cerca de 36 horas o organismo começa a entrar em colapso.

Água é essencial para a saúde e o bem-estar. Mas existem dúvidas em relação às propriedades desse líquido do qual o organismo não pode prescindir. Confira alguns mitos e verdades sobre a ingestão de água.

Getty Images
É importante beber água mesmo sem ter sede, alertam os especialistas

Tomar água gelada queima calorias
VERDADE. A temperatura da água gelada é em torno de 4º C; a do corpo humano é cerca de 36º C. Então, quando você ingere o líquido gelado o corpo trabalha para aquecê-lo.

“Esse processo, chamado termogênese, gera aumento de consumo de energia, ajudando assim a promover a queima calórica”, explica a nutricionista Natália Dourado, consultora da Santo Dom Massas sem Glúten, de São Paulo. Mas daí a imaginar que água gelada é a solução para a perda de peso é exagero. Até porque a queima calórica é pequena: meio litro de água gelada consome 17 calorias.

“É pouco representativo em uma dieta de 1500 a 2000 calorias”, completa o endocrinologista e nutrólogo João César Castro Soares, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Tomar água em jejum emagrece
MITO
. “A hidratação em jejum é importante para restabelecer os níveis séricos do organismo e a eliminação de toxinas produzidas em resposta ao período sem alimentação”, diz a nutricionista Natália Dourado. Devido a isso e ao fato de que beber água provoca uma distensão gástrica, o que pode acontecer é a sensação de diminuição da fome. Com menos fome, menos comida seria ingerida. Neste caso colaboraria com a perda de peso.

Leia também: Os benefícios da água termal

Água com gás engorda igual refrigerante
MITO
. “Embora os dois líquidos contenham gás carbônico em sua composição, a diferença está no açúcar incluso nos refrigerantes”, explica Natália Dourado. O que engorda, portanto, não é o gás e sim as calorias do açúcar da bebida. O endocrinologista João César alerta ainda para o fato de o refrigerante conter grande quantidade de sal, o que também prejudica a saúde e a boa forma.

Beber água durante a refeição atrapalha digestão
MITO
. “Não existe embasamento científico para justificar essa afirmação”, diz o médico da Unifesp. Mas é claro que não se pode exagerar na ingestão. Um litro de água faria a pessoa se sentir mal e poderia prejudicar o processo digestivo.

Leia também: Água de comer, alimentos que podem ajudar na hidratação diária

Beber água faz bem para a pele
VERDADE
. A ingestão de água é importante para a eliminação das toxinas produzidas pelo organismo, que são expelidas pela urina ou suor. “Uma pele bem hidratada elimina estas toxinas com maior facilidade e fica com aparência mais saudável”, explica a nutricionista Natália.

Veja na galeria de imagens alguns alimentos ricos em água:

Abobrinha: 96%. Foto: Getty ImagesAlface: 95%. Foto: Getty ImagesChuchu: 95%. Foto: Getty ImagesPepino: 95%. Foto: Getty ImagesRabanete: 95%. Foto: Getty ImagesNabo: 94%. Foto: Getty ImagesTomate: 94%. Foto: Getty ImagesCouve-flor: 92%. Foto: Getty ImagesMelancia: 92%. Foto: Getty ImagesMelão: 90%. Foto: Getty ImagesAbacaxi: 87%. Foto: Getty ImagesMaçã: 86%. Foto: Getty ImagesCenoura: 86%. Foto: Getty ImagesGoiaba: 86%. Foto: Getty ImagesClara de ovo: 75%. Foto: Getty ImagesBanana: 74%. Foto: Getty ImagesArroz integral cozido: 70%. Foto: Getty Images

É preciso beber em média 2 litros de água por dia

VERDADE. No entanto, pode ocorrer uma pequena variação de indivíduo para indivíduo. “A média diária de ingestão de água por um adulto fica entre 1,5 a 3 litros – ou em torno de 30 a 40ml/kg de peso corporal. Vale lembrar que temos a água natural das frutas, verduras e legumes, que são de extrema importância também”, explica Natália.

Leia também: Beber água guardada por muito tempo: pode?

Devo beber água mesmo sem ter sede
VERDADE
. Principalmente no inverno a percepção de sede diminui – o que não quer dizer que não se deva beber água. É importante manter o hábito de tomar vários copos ao longo do dia. Quando temos sede é porque nosso organismo já está sentindo a falta do líquido.

Continue lendo sobre água e hidratação:

Beber bastante água faz mesmo bem à saúde
Água desponta como remédio natural para prevenir o diabetes
Guardar água por muito tempo: pode?

* Reportagem de Yara Achôa
 

Leia tudo sobre: saúdeáguahidrataçãomitos e verdades
Texto

notícias relacionadas