Minha Saúde

enhanced by Google
 

Câncer metastático no pulmão

Compartilhar:
Conteúdo exclusivo para o iG no Brasil e usado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos

Definição

O câncer metastático no pulmão é o câncer que inicia em outro lugar no corpo e se dissemina pelos pulmões.

Causas, incidência e fatores de risco

Tumores metastáticos nos pulmões são cânceres que se desenvolvem em outros lugares no corpo (ou outras partes dos pulmões) e se disseminam pela circulação sanguínea ou do sistema linfático para os pulmões. 

Foto: ADAM

Uma visão lateral de um raio X de tórax com câncer central do pulmão

Tumores comuns que se disseminam pelos pulmões incluem:

No entanto, quase qualquer câncer tem a capacidade de se disseminar pelos pulmões.

 

 

Sintomas

  • Escarro sangrento
  • Dor torácica
  • Tosse
  • Falta de ar
  • Fraqueza
  • Perda de peso

Observação: Na maioria dos casos, não há sintomas relacionados aos pulmões quando os tumores são encontrados.

Exames e testes

Foto: ADAM

Broncoscopia

A broncoscopia é uma técnica cirúrgica para a visualização do interior das vias aéreas. Com o uso de sofisticados instrumentos de fibra óptica flexível, os cirurgiões podem explorar a traqueia, os brônquios principais e parte dos brônquios pequenos.

Em pacientes pediátricos, esse procedimento pode ser usado para remover corpos estranhos que possam ter sido inalados. Em adultos, o procedimento é geralmente usado para retirar amostras (biópsia) de lesões suspeitas e para a cultura de áreas específicas no pulmão.

Tratamento

Na maioria dos casos, o câncer metastático no pulmão é um sinal de que o câncer se disseminou pela circulação sanguínea. Geralmente, o câncer estará presente mesmo em lugares não verificados pelas tomografias computadorizadas.

Nessas circunstâncias, a remoção dos tumores visíveis através de cirurgia geralmente não é benéfica, embora ainda possa ser considerada. A quimioterapia geralmente é o tratamento recomendado.

Foto: ADAM

Pulmão com câncer de células escamosas - tomografia computadorizada (TC)

Algumas vezes, quando o tumor primário tiver sido removido e o câncer tiver se disseminado somente por áreas limitadas do pulmão, os tumores pulmonares podem ser removidos com cirurgia.

No entanto, o tumor principal deve ser curável, os tumores pulmonares devem poder ser completamente removidos e o paciente deve estar forte o suficiente para passar pela cirurgia e recuperação.

Esta tomografia computadorizada mostra uma seção transversal dos pulmões de uma pessoa com câncer de pulmão. As duas áreas escuras no centro da tela são os pulmões. As áreas claras no pulmão direito representam o câncer (lado esquerdo da imagem).

 Além disso, tratamentos menos comuns incluem:

  • Radioterapia
  • A colocação de stents dentro das vias respiratórias
  • Laserterapia

Existem outros tratamentos experimentais. Um desses tratamentos usa sondas de calor local para destruir a área. Outro coloca os medicamentos de quimioterapia diretamente na artéria que fornece sangue à parte do pulmão que contém o tumor.

Grupos de apoio

Você pode reduzir a tensão da doença participando de um grupo de apoio em que os membros compartilham experiências e problemas comuns. Para essa condição, consulte o grupo de apoio a pessoas com câncer.

Evolução (prognóstico)

Uma cura não é provável na maioria dos casos. É raro que alguém viva mais de 5 anos com câncer metastático nos pulmões. No entanto, a aparência depende do tipo específico de câncer primário.

Raramente, a cirurgia pode curar os pacientes com determinados tipos de câncer (sarcoma, câncer de rim, câncer de bexiga, câncer de cólon ou melanoma) que tenham se disseminado apenas um pouco pelos pulmões.

Alguns tipos de câncer pulmonar metastático (especialmente linfoma ou câncer testicular) podem ser curados com quimioterapia.

Complicações

  • Fluido ao redor do coração (efusão pericardial), que pode causar deficiência respiratória
  • Fluido entre o pulmão e a parede do tórax (efusão pleural), que pode causar deficiência respiratória
  • Disseminação adicional do câncer
  • Efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia

Ligando para seu serviço de assistência médica

Ligue para o seu médico se tiver um histórico de câncer e desenvolver:

  • Tosse com sangue
  • Tosse persistente
  • Deficiência respiratória
  • Perda de peso inexplicada

Prevenção

Nem todos os cânceres podem ser prevenidos. No entanto, muitos podem ser prevenidos por:

  • Ingestão de uma dieta sadia
  • Exercícios regulares
  • Limite no consumo de álcool
  • Não fumar

Referências

Rusch VW. Lung metastases. In: Abeloff MD, Armitage JO, Niederhuber JE, Kastan MB, McKenna WG. Abeloff's Clinical Oncology. 4th ed. Philadelphia, Pa: Churchill Livingstone Elsevier; 2008:chap 58.

Atualizado em 2/6/2010, por: David C. Dugdale, III, MD, Professor of Medicine, Division of General Medicine, Department of Medicine, University of Washington School of Medicine; Yi-Bin Chen, MD, Leukemia/Bone Marrow Transplant Program, Massachusetts General Hospital. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.

Todas as doenças

A A.D.A.M., Inc. é reconhecida pela URAC, também chamada de American Accreditation HealthCare Commission (Comissão de Reconhecimento de Cuidados de Saúde) – www.urac.org. O programa de reconhecimento da URAC é uma auditoria independente com o objetivo de verificar se a A.D.A.M. segue padrões rigorosos de qualidade e responsabilidade. A A.D.A.M. está entre as primeiras empresas a conquistar essa importante distinção para informações e serviços de saúde on-line. Saiba mais sobre a política editorial, o processo editorial e a política de privacidade da A.D.A.M. A empresa é também um membro fundador da Hi-Ethics e segue os princípios da Health on the Net Foundation (Fundação da Saúde na Internet) – www.hon.ch.

As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- 2011 A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

Ver de novo